Prefeitura entrega certificados do Brasil Alfabetizado

Mais de 300 alunos distribuídos em 19 turmas espalhadas pelos bairros do município de Passo Fundo receberam na tarde desta quinta-feira (05) o certificado de participação do Programa Brasil Alfabetizado, em cerimônia no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores. Esse programa é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, em parceria do Rotary Planalto Médio, via convênio com o Ministério da Educação (MEC).



Mais de 300 alunos distribuídos em 19 turmas espalhadas pelos bairros do município de Passo Fundo receberam na tarde desta quinta-feira (05)  o certificado de participação do Programa Brasil Alfabetizado, em cerimônia no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores. Esse programa é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, em parceria do Rotary Planalto Médio, via convênio com o Ministério da Educação (MEC).
O Programa visa oferecer aulas de alfabetização à pessoas com mais de 15 anos que buscam na aprendizagem uma nova experiência de vida.  Suas aulas acontecem em escolas municipais, associações de bairros, capelas, asilos e nas próprias casas dos alfabetizadores.
O vice-prefeito,  René Cecconello, ressaltou a atitude da Prefeitura Municipal em buscar parcerias na área da Educação. Ele lembrou de como era difícil antigamente para se buscar qualificação, usando o exemplo de seus familiares. “Muitos aqui presentes passaram por isso. Vocês aprenderam com a vida, criando seus filhos, netos e bisnetos, oferecendo condições para que eles estudassem. Parabéns por entenderem esse desafio de construir a cidadania”, disse ele.
Já a secretária de Educação, professora Vera Vieira, frisou que a atual administração objetiva garantir esse direito da Educação aos passo-fundenses. “Sem Educação não há desenvolvimento”, exaltou Vera. Ela acrescentou que o Governo Municipal está unindo esforços para combater o analfabetismo, dizendo que a Universidade Popular foi criada com essa finalidade, de educar jovens e adultos, além de capacitar pessoas para o trabalho. “Que este conhecimento que vocês adquiriram tenha um caráter emancipador”, concluiu.
O presidente do Legislativo, vereador Diógenes Basségio, também presente, salientou que a Educação não é um gasto, mas sim um investimento. “Não dependemos da idade para estudar”, disse.
Após a cerimônia todos alunos receberam certificados. As inscrições para às próximas turmas já estão abertas na Secretaria de Educação de segunda a sexta-feira, das 12 h e 30min às 18 h e 30min. Mais informações pelos fones (54) 33167210 e 33167212.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 5 de novembro de 2009.