Passo Fundo tem Ponto de Leitura e Plano Municipal do Livro e da Leitura

No dia do lançamento da 13ª Jornada Nacional de Literatura, o Largo da Literatura localizado na Praça Armando Sbeghen, foi palco de mais uma ação de incentivo à literatura: o lançamento do Ponto de Leitura.


 

 

No dia do lançamento da 13ª Jornada Nacional de Literatura, o Largo da Literatura localizado na Praça Armando Sbeghen, foi palco de mais uma ação de incentivo à literatura: o lançamento do Ponto de Leitura.

Na oportunidade, a coordenadora da jornada, professora Tânia Rosing, explicou que no ano de 2008, dentro do Programa mais Cultura, do Ministério da Cultura, o Largo participou de um edital que premiava pontos de leitura em todo o país, e que após um projeto enviado, descrevendo todas suas atividades, uma comissão com representantes das mais diversas instituições ligadas à leitura de todo país, escolheram o Largo da literatura como um dos Pontos de Leitura. Foram entregues como prêmio R$ 20 mil em acervo de 650 livros, mobilário, almofadas, puffs e um computador, que já estão no quiosque de leitura da praça.

O diretor de Livro, Leitura e Literatura da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Fabiano dos Santos Piuba, destacou que foram premiadas mais de 500 iniciativas de fomento à leitura, de pessoas físicas e jurídicas, em diversos locais, como bibliotecas comunitárias, hospitais, sindicatos, presídios entre outros. Ele disse que no Rio Grande do Sul foram 29 pontos selecionados no I Concurso de pontos de Leitura.

O secretário de Cultura e Desporto,  César Azevedo dos Santos, e a secretária de Educação, professora Vera Vieira, ressaltaram a importância do trabalho em conjunto entre a Prefeitura e as demais instituições mobilizadas em fortalecer cada vez mais o município de Passo Fundo como Capital Nacional de literatura.

Foram inauguradas duas placas, uma sobre o lançamento do Ponto de Leitura e outra em homenagem ao ministro da Educação, Fernado Haadad, que participará da 13ª Jornada Nacional de Literatura.

 

Plano Municipal de Livro e da leitura

 

Anteriormente à inauguração do Ponto de Leitura, o Governo Municipal, através da Secretaria de Desporto e Cultura e da Secretaria de Educação, realizaram no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores o lançamento do Plano Municipal do Livro e da Leitura – PMLL, que está buscando unificar todos os projetos e ações literárias desenvolvidas no município de Passo Fundo.

Juntamente com representantes de demais entidades da área da Educação do município, esteve presente o secretário Executivo do Plano Nacional do Livro e da Leitura, José Castilho Neto.

A secretária Vera Vieira, destacou que a equipe do plano é coordenada pela prefeitura municipal através da Universidade Popular (UP) e que sua construção é uma parceria do Executivo, Universidade de Passo Fundo – UPF, Sesc, Sest/Senat, Sesi, Simpro/RS, 7ª Coordenadoria Regional de Educação - CRE, e União das Associações dos Moradores de Passo Fundo – Uampaf, entre outras.

Após ouvir todas entidades que contribuíram na construção do plano municipal, José Castilho Neto ressaltou a importância do lançamento do PMLL de Passo Fundo durante a Jornada de Literatura: “Passo Fundo vai ter muito trabalho, em função de ser um exemplo para o país todo. Aqui o trabalho é continuo. Isso é fundamental para que as coisas aconteçam de maneira correta”, disse. Sobre o índice de leitura  percapita de Passo Fundo, ele afirma que é fruto desse trabalho.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 26 de outubro de 2009.