Cerca de 200 Inscritos no Projovem não comparecem às aulas

Dos 800 jovens selecionados para participar do Programa Projovem Trabalhador- Juventude Cidadã, cerca de 200 abandonaram as aulas neste primeiros 40 dias de curso. Os dados são da Secretaria Municipal de Educação, que busca recompor estas vagas com outros inscritos que não haviam sido contemplados.



Dos 800 jovens selecionados para participar do Programa Projovem Trabalhador- Juventude Cidadã, cerca de 200 abandonaram as aulas neste primeiros 40 dias de curso. Os dados são da Secretaria Municipal de Educação, que busca recompor estas vagas com outros inscritos que não haviam sido contemplados.  O prazo para informar ao Ministério da Educação sobre estas substituições encerra em 6 de outubro, próxima terça-feira.
Conforme a secretária  Vera Vieira, há grande preocupação  com estas ausências. “ Os jovens selecionados receberam o material e frequentaram por muito pouco tempo as aulas. Acabaram tirando a oportunidade de outros de se qualificar profissionalmente”, destacou. A coordenadora da Universidade Popular, professora Maria Augusta D’Arienzo, ressaltou que existem mais de 200 alunos que não compareceram mais nas aulas, além de inúmeras pessoas que estão inscritas e ainda não procuraram mais a SME. “Esses alunos precisam vir até a UP urgente, ainda há tempo. Depois de terça, não é possível fazer substituições e nem inscrever novos jovens. Essas pessoas devem vir receber as orientações.
Atualmente o Programa Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã  conta com 600 alunos distribuídos em 27 turmas, espalhadas em seis bairros da cidade.   Os cursos estão sendo oferecidos de segunda a sexta-feira, com turmas nos três turnos. Nesta primeira etapa o tema é a qualificação social, e no próximo dia 20, inicia a qualificação profissional, com 250 horas.
Essa ação é uma parceria do Governo Federal com o Executivo, que está oferecendo qualificação com objetivo de oportunizar trabalho, emprego e renda, aos jovens em situação de maior vulnerabilidade frente ao mundo do trabalho.
Os alunos que estão participando vão receber auxílio financeiro no valor de R$ 600,00, distribuídos em seis parcelas de R$ 100,00, desde que comprovadas a freqüência de no mínimo 75% ao mês. Além de também receber auxílio transporte e lanche.
Onze cursos fazem parte do Projovem em Passo Fundo: Administração, Alimentação, Madeira e Móveis, Beleza e Estética, Construção e Reparos – Revestimentos, Construção e Reparos - Instalações, Educação, Turismo e Hospitalidade, Serviços Domésticos I, Serviços Domiciliares II e Metalmecânica.
Mais informações sobre o Programa pelos fones (54) 33167210 e (54) 33167212.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 1 de outubro de 2009.