Ela foi escolhida entre alunos de seis escolas municipais de Passo Fundo como a melhor oradora no concurso “Oratória nas Escolas”. A jovem Andressa da Silva Chagas, da 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José de Anchieta, venceu um concurso que pela primeira vez foi realizado no munícipio, e parte agora para a etapa regional que acontecerá nos dias 15 e 16 de agosto na cidade de Sananduva

A jovem de 12 anos contou que foram três semanas de preparação na escola e em casa, e que após passar pela etapa interna na escola, com mais seis colegas da 7ª série, foi para a fase final, que aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores na última sexta-feira.
“Acho que me expressei melhor, apesar de ter ficado muito nervosa e nunca ter falado em frente à tantas pessoas”, diz a tímida Andressa, que nunca foi de falar muito, inclusive em sala de aula com os colegas. “Na hora eu quase não acreditei que era a campeã”, exaltou ela, que foi a própria autora do texto interpretado, sob o tema proposto pela organização: “Mudanças Climáticas – Nós Podemos Evitar”,
A diretora da escola Anchieta, professora Fátima Rita da Silva, ressaltou que a comunidade escolar está com muito orgulho da campeã, que estuda no educandário desde a pré-escola. Além de destacar o trabalho dos professores de Andressa nessa etapa, Fátima salientou ainda a importância da família no processo de aprendizagem. “A família dela está sempre junto, inclusive a sua mãe, a Eva, é nossa funcionária aqui na escola”, frisou.
Sobre a escola, Andressa diz que não teria vencido o concurso se não fosse o apoio de seus professores: “todo dia eles me chamavam para me aperfeiçoar. Me motivaram muito”,disse.
O concurso
O evento reuniu seis escolas municipais de Passo Fundo (São Luiz Gonzaga, Guaracy Barroso Marinho, Arlindo de Souza Mattos, Padre José de Anchieta, Georgina Rosado e Benoni Rosado), e foi promovido pela ONG JCI Passo Fundo, filiada a JCI Brasil.
Essa ONG tem o propósito de contribuir para o desenvolvimento da comunidade mundial, proporcionando às pessoas jovens a oportunidade de estimular a capacidade de liderança e o companheirismo, a fim de promover mudanças positivas na sociedade. Por isso, a ONG trouxe a Passo Fundo esse projeto que é desenvolvido em nível nacional e procura estimular a desinibição através da oratória, capacidade de pesquisa, produção textual e apresentação de um tema proposto.
A aluna Andressa da Silva Chagas, recebeu como prêmio dois cursos, um de oratória e um de inglês, além de um microcomputador e um troféu de campeã. O primeiro e segundo lugar também foram premiados.