Prefeitura mostra experiência em Conferência Latino-Americana

Prefeitura mostra experiência em Conferência Latino-Americana

A experiência da prefeitura de Passo Fundo, em usar os computadores como ferramenta pedagógica, através de seus laboratórios de inclusão digital, foi um dos temas das palestras da V Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware), que foi realizada , no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu. Na atual administração municipal, a Secretaria de Educação (SME), em parceria com o  Ministério da Ciência e Tecnologia, informatizou várias escolas da rede pública municipal e está capacitando professores para trabalhar com software livre. Em função disso, foi convidada a mostrar o trabalho desenvolvido.

A palestrante da SME no evento, a educadora Marinez Silveris, relatou a experiência, explicando que após adquirir as máquinas, faltava definir como elas seriam usadas. Na oportunidade, ela contou sobre o programa de Formação Continuada de gestores e educadores da SME, em que a formação em informática educativa é um dos sub-programas. “Os professores utilizam os programas comparando os do Windows com outros de software livre, fizeram um material didático que orienta o uso da informática na escola, e criaram um blog para debater as ações em cada escola”, explicou ela, que também é coordenadora do curso de Formação em Informática Educativa.

Marinez destacou,  ainda,  o convênio com a Universidade de Passo Fundo (UPF), que projetou um sistema operacional baseado em software livre, o Keliks. “É ótimo estarmos próximos de quem  desenvolve software”, afirmou, sinalizando uma das vantagens do software livre. “Qualquer adaptação que precisávamos fazer, os estudantes da UPF nos ajudavam.”

Os participantes da conferência ficaram sabendo como funciona esse processo de inclusão digital na administração do prefeito Airto Dipp, em que professores são capacitados para usar a informática na educação dos alunos.

A Latinoware é uma iniciativa da Itaipu Binacional em conjunto com Fundação PTI, Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e Serviço Nacional de Processamento de Dados (Serpro).

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 10 de novembro de 2008.