Prefeitura já tinha projetos para preservar acervo da Biblioteca Municipal

Prefeitura já tinha projetos para preservar acervo da Biblioteca Municipal

A Administração Municipal já tinha projetos em andamento para a reformulação da atual Biblioteca Pública Municipal e isso foi comunicado ao juiz Luiz Christiano Aires, durante audiência de conciliação esta semana no Fórum de Passo Fundo. A informação é do secretário municipal de Educação, padre Alcides Guareschi. Já, segundo o procurador-geral do município, Euclides Ferreira, ainda não há decisão judicial sobre o assunto e a reunião serviu para o governo municipal mostrar o que está sendo feito para a preservação das obras históricas e culturais de Passo Fundo.

De acordo com o secretário Alcides Guareschi, a prefeitura vai realizar uma parceria com a UPF para a catalogação, recuperação e informatização do acervo que hoje está na biblioteca. Um grupo de arquitetos da universidade vai coordenar o trabalho e posteriormente os livros serão guardados até que um novo espaço cultural esteja pronto, detalhou Guareschi.

A administração Dipp/Corralo vai transferir a biblioteca, que hoje funciona em prédio junto à antiga prefeitura, para o antigo quartel do Exército, que também será recuperado, se transformando em um moderno complexo cultural de Passo Fundo.

No encontro junto ao judiciário, ficou acertado que a prefeitura vai apresentar em 45 dias esse plano de metas para a preservação de nossa história, um dos compromissos da atual administração, reforçou o secretário de Educação, Alcides Guareschi. O procurador-geral, Euclides Ferreira, fez questão de salientar que ainda não existe decisão judicial sobre a Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público, ao contrário do que foi noticiado, “pois para se cumprir uma determinação judicial é necessário haver um mandado do juízo e esse não é o caso que envolve a Biblioteca Pública Municipal”, esclareceu.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 15 de junho de 2007.