Prefeitura tem projeto para a nova Biblioteca Pública
O governo municipal de Passo Fundo apresentou esta semana encaminhamentos para a instalação da nova Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski, em audiência promovida pelo Ministério Público. O secretário municipal de Educação, Elydo Alcides Guareschi, representando também as secretarias de Planejamento e de Desporto e Cultura, destacou que o projeto atende determinação do prefeito municipal Airton Dipp, que ao fazer a transferência da biblioteca à Secretaria de Educação determinou a elaboração do plano. Na oportunidade, Guareschi expôs os aspectos principais do projeto.
Desde o mês de março começaram os estudos no quadro da Rede Municipal de Bibliotecas. A nova biblioteca pública deverá ser também suporte das bibliotecas das escolas municipais e do ônibus – biblioteca. Foi esclarecido pelo Secretário que as reformas continuam sendo feitas no prédio atual da Biblioteca, no telhado e na rede elétrica, inclusive tendo em vista proteger o acervo de livros históricos, que é preocupação também do Ministério Público.
Dentre os aspectos principais do projeto está a localização da nova biblioteca, junto ao ex-quartel do Exército, que tem situação privilegiada de acesso e estacionamento. “Estaremos atingindo dois objetivos: a preservação do prédio histórico tombado pelo município e, nele, a instalação da Biblioteca Pública, com melhores condições”, frisou o guareschi.
O secretário de Planejamento da Prefeitura, Giovani Corralo, está preparando audiência pública para apresentar a proposta do complexo cultural e de lazer previsto para ocupar aquela área. O primeiro projeto é o da Biblioteca.
A concepção da biblioteca inclui não apenas os acervos de livros e revistas, mas também os recursos multimídia, exposições de arte e de cultura. No encontro foram levantadas pelos participantes diversas sugestões sobre aspectos pedagógicos e culturais.
Uma parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF), está prevista, sendo que a Reitoria já acolheu a proposta e já iniciaram os contatos com a equipe de bibliotecários da UPF para as primeiras ações de cooperação, como: informatização de acervo, avaliação do setor de obras raras e a preparação dos recursos humanos.
Os recursos financeiros foi outra questão abordada na audiência. Alcides Guareschi disse que já estão sendo preparados projetos de apoio financeiro junto à órgãos financiadores e empresas.
Biblioteca vai receber melhorias
Foto: Divulgação