Inicia projeto inovador da prefeitura
Iniciou em dez escolas municipais na última terça-feira, dia 16/01, um programa social de caráter inovador que já está mudando a vida de mais de 150 passo-fundenses. Nomeado de Alfabetização Tecnológica, o projeto consiste em oferecer aulas de informática básica gratuitamente à comunidade carente.
Idealizado pela Prefeitura Municipal, através da secretaria de Educação de Passo Fundo (SME), o programa está vinculado à Universidade Popular (UP) e conta com a parceria do Ministério da Ciência e Tecnologia, que financiou a compra dos laboratórios.
“Um sonho da nossa comunidade está se tornando realidade hoje!”, exaltou a diretora da Escola Municipal Santo Antônio, Marli Salete Nadal da Silva. Já a diretora da Cohab Secchi – CAIC, Ivana de Souza da Silva, ressaltou que ter à comunidade inserida na escola é muito importante para o crescimento da educação.
O curso tem duração de 20 horas, e nas sextas-feiras, durante o período das aulas, os alunos podem ir até a escola para tirarem dúvidas e praticar o que aprenderam. Segundo uma das professoras do Programa, a acadêmica do Curso de Ciência da Computação da Universidade de Passo Fundo (UPF), Emanuele Petry Bueno, o primeiro dia foi um momento para todos se conhecerem e ficarem sabendo sobre informações gerais do curso. “Na primeira aula foi ensinado o básico para os alunos não se assustarem”, destacou ela. Os alunos que tiverem 75% de presença receberão um certificado de conclusão.
Eles estão lá!
Um dos 150 inscritos, o funcionário público de 52 anos, Luís César da Silva, destacou que amanhã ou depois, pode precisar, “quem não conhece informática está fora do mercado”, reconheceu Silva, que não conseguia aprender com ajuda das filhas e agora surgiu a oportunidade de um ensino profissional.
Também em busca do conhecimento para melhorar a qualidade de vida, o jovem de 16 anos, Fernando Sausen Ávila, contou que sabe muito pouco sobre informática e que pretende qualificar-se para conseguir seu primeiro emprego.
Professores foram qualificados especialmente para o curso
O curso está reunindo pessoas de todas as idades
Fotos: Hermano Favero