Prefeitura realiza oficinas que integram e levam qualidade de vida aos idosos

A Coordenadoria Municipal do Idoso oferece 25 oficinas e conta com 52 grupos nos bairros e no interior, envolvendo cerca de 3 mil pessoas

Uma das ações da Prefeitura direcionadas a ampliar a qualidade de vida dos idosos é a manutenção de projetos voltados, por exemplo, à música, prática de atividades físicas, inclusão digital e idiomas. Por isso, a Coordenadoria Municipal do Idoso oferece 25 oficinas, envolvendo 640 alunos, e mantém 52 grupos, nos bairros e interior, que reúnem mais de 2,4 mil pessoas.

Na tarde desta terça-feira (28), o prefeito Pedro Almeida visitou as oficinas e aproveitou o momento para reafirmar o compromisso do Município para que a população idosa receba oportunidades para permanecer ativa e incluída na sociedade. “Com as oficinas, a Prefeitura possibilita a integração e a promoção da saúde e do bem-estar. É muito bacana quando chegamos aqui e encontramos todos dispostos e felizes”, afirma.

De acordo com a coordenadora do Idoso, Tânia Carraro, as oficinas impactam em diversos benefícios para a população idosa. “São ações que estimulam a participação dos idosos em atividades que visam ampliar as perspectivas de uma maior qualidade de vida. O convívio social, a troca de experiências e os estímulos à memória, autoestima, coordenação motora tornam o envelhecimento um processo assistido no município. Temos uma participação muito legal, tanto nas oficinas quanto nos grupos”, destaca.

A Maria Zenir Aguiar, de 68 anos, é um exemplo de assiduidade nas oficinas. Ela gostou tanto, que aproveita o tempo que teria livre em casa para participar de três delas: Informática, Yoga e Pilates. “Depois da pandemia, eu descobri as oficinas e vim para cá. O espaço é ótimo e as atividades são maravilhosas”, conta.

Já Ivânio Susin, de 69 anos, tem interesse em atividades culturais e escolheu fazer Francês. Ele comenta como estar inserido nas aulas faz a diferença em sua vida e na dos colegas. “A pessoa que está envolvida com uma atividade e que está formando amizades adoece menos”, enfatiza.

Novos computadores

Contribuindo com a qualificação do curso de Informática, o Conselho Municipal do Idoso viabilizou a entrega, nesta terça-feira, de novos computadores para a Coordenadoria Municipal do Idoso. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Governo Federal.

Para a presidente do Conselho, Suayla Peruzzo, a dedicação coletiva é essencial para que as iniciativas que atendem a terceira idade sejam cada vez mais fortalecidas. “Não medimos esforços para que essa verba chegasse e seguimos trabalhando de forma conjunta para trazer mais conquistas para a população de Passo Fundo”, Suayla Peruzzo

Nova sede

Em maio de 2022, a Prefeitura entregou a nova sede da Coordenadoria do Idoso, De acordo com a coordenadora do Idoso, Tânia Carraro, o espaço é amplo e, por ser na região central, mais acessível, facilitando o acesso da comunidade. “Vai fazer um ano que estamos neste prédio, que trouxe mais condições para a realização das oficinas. Devido à localização, tivemos a participação bem procurada”, comenta Tânia.