Cidades vencedoras do prêmio de empreendedorismo serão conhecidas nesta terça-feira

Passo Fundo está entre os municípios finalistas no prêmio do Sebrae. Programa ‘Acelera Passo Fundo’, que fomenta o desenvolvimento econômico, foi pré-selecionado na categoria Cidade Empreendedora

Referência em inovação e modernização das estruturas administrativas do Município, o programa Acelera Passo Fundo colocou a cidade como finalista do 11º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na categoria Cidade Empreendedora. Os vencedores serão conhecidos nesta terça-feira (19), em um evento reunindo lideranças políticas de todo o Estado, na Assembleia Legislativa do Estado.

Para o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, o prêmio do Sebrae é um estímulo às ações de promoção da economia, fomentadas pela Prefeitura desde janeiro de 2021 com o lançamento do programa ‘Acelera Passo Fundo’. Segundo ele, o Acelera tornou-se referência em inovação e modernização das estruturas administrativas no Município. “Trabalhamos com foco na desburocratização de diversos processos internos, agilizamos a liberação de obras por meio de mutirões, digitalizamos serviços públicos e estimulamos o empreendedorismo local com atividades como o Café com Emprego, por exemplo”, citou Pedro.

Ao inscrever as ações trabalhadas nos 10 eixos do programa Acelera Passo Fundo, a Administração buscou reforçar a importância do projeto como vetor do desenvolvimento em um período de recuperação econômica em decorrência dos efeitos provocados pela pandemia do Coronavírus na economia local. “Gerar emprego e renda é garantir a retomada da economia. A Prefeitura pode e precisa ser um elo entre quem quer empreender e quem vai se beneficiar desses novos investimentos. Por isso, o Acelera é um programa transversal, construído de maneira plural e conectado a toda a estrutura da gestão”, reiterou o prefeito.

Ações do programa
O Acelera Passo Fundo foi o primeiro programa estruturante apresentado pela gestão Pedro Almeida, em janeiro de 2021. Alocada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a iniciativa dialoga com as demais áreas da Administração Municipal, promovendo ações que tem como objetivo fomentar a retomada da economia, ampliar a geração de emprego e renda e incentivar a modernização dos processos administrativos. Para o 11º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor foram descritas 10 ações e seus resultados. São elas: Mutirões de Liberação de Obras, Alvará Online, Acelera ITBI, Captação de Recursos, Obra Fácil, Juro Zero, Criação de Projeto de Lei de Desburocratização, Campo Conectado, Escritório de Projetos Especiais e o Café com Emprego.