Prefeitura reforçará os atendimentos em Saúde com mais médicos especialistas

Processo seletivo está com inscrições abertas para 28 especialidades médicas. Profissionais atenderão a população nos Cais e UBS

A Prefeitura de Passo Fundo abriu, nesta segunda-feira (13), mais um edital para a contratação de médicos especialistas. Os profissionais de 28 áreas deverão atuar nos Centros de Atendimento Integral Saúde (Cais) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atender os pacientes de média complexidade e auxiliar na triagem de casos que necessitam de encaminhamento do Estado. As inscrições irão até o dia 22 de junho.

O prefeito, Pedro Almeida, afirma que o Município concentra esforços para qualificar a Saúde a partir dos atendimentos com especialistas, assumindo uma responsabilidade que é do Governo do Estado. “Essa é mais uma tentativa para amenizarmos as filas de espera por consultas e procedimentos com médicos especialistas. A Prefeitura é responsável pelos serviços de atenção básica, mas estamos indo além para garantir que a população seja atendida com mais agilidade”, destaca.

Pelo novo processo seletivo, serão contratados especialistas para o fechamento de sete mil horas mensais de atendimento, conforme explica a secretária de Saúde, Cristine Pilati. “Já contamos com especialistas na rede e buscamos, agora, a complementação das horas de serviço. O objetivo é que esses profissionais, além de atuarem no atendimento direto das pessoas, triem as filas para o sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon) do Estado, que regula as consultas especializadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, enfatiza.


Dentro desta estratégia de reduzir as filas, o Município criou também, em 2021, o Mutirão de Especialidades. Desde então, foram viabilizados junto com clínicas credenciadas cerca de 4 mil atendimentos nas áreas de Oftalmologia, Neurologia, Cardiologia, Cirurgia Pediátrica e Cirurgia de Catarata. A mesma proposta foi feita em Endocrinologia, porém, foram abertos três processos de credenciamento sem nenhuma clínica credenciada.

Na definição das especialidades médicas contempladas pelo Mutirão, a Prefeitura considerou as que registravam um número expressivo de pessoas aguardando por consulta. A secretária de Saúde considera que a iniciativa promove um acolhimento efetivo por parte do Município aos pacientes. “Com os mutirões, reduzimos consideravelmente as filas e também contra referenciamos os pacientes para a atenção básica, assegurando o acompanhamento nas unidades básicas de saúde e, assim, evitando o agravamento de muitos problemas”, afirma.

Profissionais que serão contratados

O processo seletivo busca a contratação dos seguintes profissionais:

Cardiologista

Cirurgia Geral

Cirurgia Pediátrica

Cirurgião Cabeça e Pescoço

Cirurgião Vascular

Clínico Geral

Dermatologista

Endocrinologista

Gastroenterologista pediátrico

Gastroenterologista

Geriatra

Ginecologista

Hematologista

Infectologista

Médico de Família e Comunidade

Médico do Trabalho

Nefrologista

Neurologista Pediátrico

Neurologista

Ortopedista e Traumatologista

Otorrinolaringologista

Pediatra

Pneumologista Pediátrico

Pneumologista

Proctologista

Psiquiatra

Reumatologista

Urologista

O número de médicos contratados deverá atender 7 mil horas médicas nas diversas especialidades. O total de vagas dependerá da declaração de disponibilidade de horário dos candidatos, que será informado no momento de inscrição.

Inscrições

As inscrições deverão ser realizadas pelo site da Prefeitura (www.passofundo.rs.gov.br), mediante o preenchimento do formulário de inscrição e do envio da documentação exigida. A classificação será obtida após avaliação do currículo documentado.