Passo Fundo é eleita a 39ª melhor cidade do Brasil

Ranking, elaborado pela Austin Rating, em parceria com a Editora Três, considerou 281 indicadores e avaliou os 5.565 municípios brasileiros

Passo Fundo foi eleita a 39ª melhor cidade do Brasil. O ranking, elaborado pela Austin Rating, em parceria com a Editora Três, e divulgado na última semana, considerou 281 indicadores e avaliou os 5.565 municípios brasileiros. Além de ser destaque na lista geral, Passo Fundo está na 30ª posição entre as melhores cidades de grande porte, com mais de 200 mil habitantes.

O objetivo da pesquisa é classificar e mapear o nível de desenvolvimento socioeconômico dos municípios. Os indicadores considerados estão divididos em quatro categorias: sociais, digitais, fiscais e econômicos.

Para o prefeito, Pedro Almeida, o posicionamento de Passo Fundo é resultado de um trabalho consistente da gestão em todas as áreas.  “Estar entre as 50 melhores cidades do país nos dá a certeza de que estamos no caminho certo, consolidando transformações que impactam diretamente na vida da população”, disse.

As informações foram extraídas de fontes como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Datasus, Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), entre outras.

Na lista entre as 50 melhores. Passo Fundo é uma das seis cidades gaúchas mencionadas. Também ocupam relevantes posições Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Porto Alegre, Farroupilha e Santa Maria.

Ações concretas
Um dos principais eixos do atual governo municipal diz respeito à economia. As ações concretas desenvolvidas pelo Município favoreceram a pontuação obtida no indicador econômico, que observa o padrão de vida da população. O programa Acelera Passo Fundo, por exemplo, trouxe novos investimentos e ampliou a geração de emprego e renda.

“Falamos muito sobre o Acelera Passo Fundo porque ele é o primeiro programa criado pela gestão e originou uma série de outros programas, como o Café com Emprego. A sua implementação foi estimulada pela recuperação da economia em um cenário de pós-pandemia a fim de desburocratizar negócios e garantir novos postos de trabalho. Digitalizamos processos, estreitamos a parceria e o diálogo com as empresas e conseguimos inserir mais pessoas no mercado formal”, considerou o prefeito.

Dentro do indicador social, que também avalia a qualidade educacional, é possível destacar os investimentos da Prefeitura. Além de melhorias na estrutura das instituições, do uniforme e da mochila aos alunos, dos projetos pedagógicos e da formação continuada dos professores, o Município aplicou R$ 12 milhões em tecnologia, restruturando a rede de internet das escolas e comprando notebooks e tablets para as salas de aula. Também é destaque o Centro Pós-Covid de Combate à Desigualdade Educacional, que recebe estudantes da rede municipal com dificuldades na aprendizagem.

“Queremos contribuir com a formação de pessoas que vão mudar solucionar os problemas do mundo no futuro e que sejam sensíveis à realidade de suas comunidades. A inovação na área da educação tem um papel fundamental neste contexto, porque trouxe novas possibilidades para a geração do conhecimento. Além dos avanços na tecnologia, desde o ano passado, Passo Fundo integra a Associação Internacional das Cidades Educadoras, que é um processo que tem tornado toda a cidade uma propulsora da educação”, salientou o prefeito.