Prefeito Pedro participa, em Brasília, da Marcha em Defesa dos Municípios

Evento organizado pela Confederação Nacional dos Municípios debate pautas como Transporte Público, Habitação Popular e Saúde

Pautas relacionadas ao orçamento da União e os seus impactos nos investimentos em saúde pública, além da participação do Governo Federal na promoção de uma política de subsídios para o transporte público coletivo em todo o país são alguns dos temas tratados na XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece nesta semana. O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, participa da ação, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

De acordo com Pedro, a representação de Passo Fundo nos debates nacionais acerca das pautas municipalistas é importante para ampliar a participação do Município nas decisões que afetam cotidianamente a vida dos passo-fundenses. “Precisamos participar ativamente dessas discussões, manifestando a nossa posição em temas que têm impacto direto na cidade. Nosso interesse é reforçar o pedido dos Municípios por subsídio ao transporte público e o financiamento das instituições de saúde”, defendeu. Pedro observou que também faz-se necessário o debate em relação ao reajuste dos pisos de servidores como os da Educação e da Saúde, que não possuem previsão orçamentária e não têm condições de serem absorvidos pelos municípios.

Ainda conforme o prefeito, até o encerramento da Marcha será construído um documento com todas as demandas apresentadas pelos prefeitos e gestores que participam do ato. “Esta carta será entregue e apresentada aos candidatos à presidência da República que estarão na Marcha discutindo com os prefeitos as urgências dos municípios”, enfatizou Pedro, pontuando ainda que, além dos aspectos políticos, o evento concentra serviços técnicos e modelos de gestão que podem servir de inspiração para novos projetos em Passo Fundo.