Cidades Inteligentes: prefeito visita espaço de inovação e tecnologias aplicadas aos serviços públicos

Cumprindo agendas em São Paulo, Pedro Almeida esteve no Smart Campus Facens, em Sorocaba, considerado um dos principais modelos para o desenvolvimento de ações em inovação no país

Buscar novas ferramentas de gestão para otimizar os processos administrativos e contribuir com o ecossistema de inovação empreendedora local estiveram entre os objetivos da visita do prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, ao Smart Campus Facens, nesta quarta-feira (06). Instalado no município paulista de Sorocaba, o espaço tornou-se referência para o desenvolvimento de ações inovadoras prospectando o uso da tecnologia na construção de cidades mais inteligentes.

O conceito, explica o prefeito, refere-se à capacidade de as cidades tornarem-se mais digitais, melhorando os serviços públicos oferecidos aos cidadãos. “Um exemplo concreto disso e que já é parte da nossa realidade é o aplicativo Cidadão Online Passo Fundo, que permite que todas as pessoas enviem demandas para a Prefeitura por meio de seus smartphones. O campus da Facens, em São Paulo, é um modelo de como podemos implementar a inovação no cotidiano do nosso município”, destacou Pedro.

Neste sentido, o prefeito salientou ainda como as ferramentas digitais estão contribuindo com a desburocratização dos serviços da Prefeitura. “Já implementemos mais de 100 processos virtuais que tornam mais célere a tramitação das demandas da população, como é o caso do Alvará Online. Em um ano de funcionamento, foram mais de sete mil solicitações, sendo mais de 6.300 emitidas”, resumiu.

Cumprindo agendas em São Paulo, o prefeito esteve acompanhado do secretário Municipal de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, que aproveitou para reforçar a importância da tecnologia na efetivação dos projetos pedagógicos promovidos pela rede municipal de ensino. “Um dos espaços visitados foi a fábrica-laboratório da Facens, que será utilizado na nossa Escola das Profissões. É a educação do futuro sendo construída todos os dias”, comentou Teixeira.

Para o prefeito, estes projetos executados em outras regiões congregam diferentes possibilidades que podem servir de modelo para iniciativas locais. “Estamos trabalhando bastante na formatação de bons programas voltados para a inovação e para o uso da tecnologia. Acreditamos que a educação e a capacitação profissional podem ser extremamente beneficiadas por estas ferramentas e queremos expandir isso para toda a cidade”, finalizou Pedro.