Bairro a Bairro será de entrega de melhorias para os moradores do Valinhos

Evento da Prefeitura será realizado neste sábado (10), das 9h às 13h, na EMEF Sebastião Rocha, com a conclusão de melhorias e a inauguração de um espaço Viva a Praça. No evento, também está prevista a chegada do Papai Noel

A Prefeitura de Passo Fundo realizará neste sábado (10), a última edição do programa Bairro a Bairro de 2022. O evento acontecerá no bairro Valinhos, das 9h às 13h, com a entrega de melhorias e de um espaço Viva a Praça, além da concentração dos serviços municipais na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sebastião da Rocha.

Conforme o prefeito, Pedro Almeida, o Bairro a Bairro aproxima a comunidade dos serviços do Município, sendo também uma oportunidade de entregar obras e demandas feitas pelas comunidades. “Nos últimos dias, as Secretarias municipais trabalharam de forma conjunta em uma série de intervenções no Bairro Valinhos, atendendo a demandas elencadas pelos moradores. Uma das novidades mais importantes é o Viva a Praça, que trará uma possibilidade de lazer, especialmente para as crianças e tornará a área mais segura”, enfatizou.

O quinto espaço Viva a Praça da cidade será inaugurado na rua Valdemar Alves da Silva, ao lado da Capela Mortuária. A Prefeitura instalou no local playground, área de convivência, câmeras de videomonitoramento, internet Wi-Fi, nova iluminação e uma quadra para esportes. A Secretaria de Obras fez a manutenção de ruas do bairro com a operação tapa-buracos, a limpeza de bocas de lobo e a canalização. Também se destacam as melhorias em infraestrutura pelo programa Minha Rua com Asfalto. “Estamos entregando também o asfalto em sete quadras da Rua Amazonas, em oito quadras da Rua Niterói e no beco da Rua Gravataí. São melhorias importantes para os moradores e que tiveram o pedido de atenção do prefeito Pedro Almeida para serem feitas com prioridade”, disse o secretário de Obras, Rubens Astolfi.

A Secretaria de Transportes e Serviços Gerais (STSG) realizou a limpeza e recolhimento de resíduos, capina, varrição e poda nos bairros Valinhos e Hípica. Ainda, revisão da iluminação pública com troca de lâmpadas e a reforma e pintura da Capela Mortuária, ação desenvolvida em conjunto com Associação de Moradores. “Foram executados diversos serviços que estavam no nosso cronograma de pedidos da comunidade”, disse o secretário da pasta, Alexandre Mello.

A Secretaria de Segurança, em parceria com a STSG, executou as solicitações de sinalização de trânsito com instalação 140 tachões bidirecionais e 32 monodirecionais, na Avenida Rio Grande,
pintura de duas faixas de segurança e duas lombadas, entre outras ações, como a pintura da sinalização e a colocação da sinalização vertical em locais solicitados por moradores. “Foram instaladas 81 placas de sinalização de trânsito e 76 balizas metálicas. Foram pintadas no solo 35 legendas de pare e os eixos das ruas Santa Cruz, Niterói, Brás Cubas e João Pereira Bilhar. Também revitalizamos quatro lombadas”, destacou o Secretário de Segurança, João Darci Gonçalves da Rosa.

Serviços
Entre as iniciativas e serviços tradicionais do programa que serão levados ao Bairro Valinhos neste sábado, estão a oferta de vagas de trabalho por meio do Café com Emprego, o acesso ao programa É o Bicho e o programa Meu Bairro, Meu Negócio. Além disso, atendimentos médicos e avaliações odontológicas, vacinação contra a Covid-19, corte de cabelo gratuito e apresentações artísticas e culturais.