Prefeitura cobra treinamento de funcionários para empresa terceirizada que atua na saúde

Em reunião com os diretores da prestadora de serviços, prefeito destacou a importância de qualificar e humanizar as funções exercidas pelos trabalhadores terceirizados que atuam nas UBS e nos CAIS

Em uma terceira rodada de encontros sobre a qualificação do atendimento em saúde pública prestado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos CAIS do Município, o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, recebeu, na tarde desta terça-feira (10), os diretores da Resiplan, empresa que presta serviços gerais terceirizados para a Prefeitura, para cobrar a realização de treinamentos para os trabalhadores que atuam na estrutura da rede municipal de saúde. “Reunimos os médicos pediatras para falar sobre o assunto, depois dialogamos com os hospitais e com o Ministério Público e, agora, apresentamos à empresa prestadora de serviços quais são as nossas demandas principais quando o tema é a melhora no atendimento da população”, explicou Pedro.

De acordo com o prefeito, a Secretaria Municipal de Saúde tem sido orientada a promover cursos periódicos para a capacitação dos profissionais que atuam nas UBS e nos CAIS, garantindo o acolhimento humanizado dos passo-fundenses. “Estamos reforçando que a empresa que contrata os porteiros e recepcionistas também promova essa qualificação, assegurando um melhor atendimento a quem procura nossas Unidades de Saúde”, defendeu Pedro, observando que o aumento da demanda por consultas médicas em toda a rede é um reflexo deste período pós-pandemia. “As pessoas estão mais sensíveis e procurando por atendimentos que estiveram represados durante os dois últimos anos. É preciso que os profissionais compreendam também este momento”.

A secretária de Saúde, Cristine Pilati, reiterou a urgência de a empresa construir ações de aperfeiçoamento para os profissionais recepcionistas e porteiros que compõem o quadro de trabalhadores terceirizados. “Eles precisam estar comprometidos com a função, entendendo os fluxos da saúde e auxiliando a população em suas demandas”, argumentou.

Os representantes da empresa afirmaram que a prestadora de serviço já possui um programa de capacitação de atendimento público estruturado para apresentar ao Município e que é de seu interesse qualificar os trabalhadores que atuam em todas as áreas da municipalidade, especialmente na saúde. Conforme eles, dois modelos de treinamento serão executados, um objetivando a integração de novos funcionários e outro de atualização para os que já estão inseridos.

Para o prefeito, a reunião foi positiva. “A empresa se comprometeu a executar estes treinamentos e, periodicamente, faremos avaliações para medir a efetividade destas iniciativas”, resumiu Pedro.