Prefeitura busca ampliar ações de promoção da inovação

Órgãos governamentais, instituições de ensino superior e empresas estão sendo consultadas para que o Município possa efetivar uma política orientada para a inovação nos serviços públicos e como matriz de desenvolvimento do município

Um dos eixos centrais do plano de governo do prefeito Pedro Almeida, a inovação e o uso ampliado da tecnologia estão na pauta dos debates construídos pelo chefe do Executivo com órgãos governamentais, instituições de ensino superior e empresas do setor. Além de comandar rodadas de reuniões sobre o tema, Pedro esteve em Porto Alegre, entre os dias 30 de maio e 01 de junho, discutindo com a Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia o papel dos municípios na política pública de inovação.

Segundo o prefeito, o objetivo principal destes diálogos é inserir Passo Fundo no cenário estadual de fomento à inovação. O tema, de acordo com ele, é fundamental para pensar o desenvolvimento estratégico do município em diferentes áreas. “Quando pensamos e trabalhamos com os diversos aspectos da inovação, estamos nos colocando em uma cadeia altamente desenvolvida, com potencial de expansão e que pode trazer inúmeros benefícios não apenas para a Administração Pública, mas para toda a cidade”, defendeu.

Conforme Pedro, eventos internacionais sediados no Rio Grande do Sul, como o South Summit que ocorreu recentemente em Porto Alegre, demonstram o cenário favorável para a formatação de parcerias que tornem possível ao Município estimular uma política pública de inovação que contemple a Prefeitura e a gestão municipal, o setor privado e os cidadãos. “Diante disso, todos os atores que já atuam neste campo são essenciais. Recebi a direção da IMED, do UPF Parque, Sebrae e o programa Inova RS para conhecer quais iniciativas estão em andamento e como podemos nos incorporar a esse movimento”, relatou.

Movimentos estaduais
Ainda de acordo com o prefeito, todas as instituições já consultadas pela Prefeitura apontam para um processo crescente de incentivo e apoio à inovação como um diferencial importante para a atração de novos empreendimentos econômicos. “Isso é muito interessante na medida em que estamos trabalhando também a efetivação de um programa para a qualificação de mão-de-obra e a inserção dos jovens no mercado formal de trabalho. Os campos de tecnologia estão em evidência e é preciso que tenhamos condições de aproveitar essas oportunidades”, declarou Pedro.

Neste sentido, acompanhado dos secretários municipais de Planejamento, Giezi Schneider; de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira; e de Gestão, Dailon Barp; o prefeito conheceu o movimento de incentivo à inovação trabalhado pela Prefeitura de Lajeado.

Conforme o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, o Pro-Move é um movimento criado pela cidade para fomentar o desenvolvimento e a inovação. “Não há uma receita pronta, porque cada município tem a sua vocação, mas é muito importante buscar referências em outros locais. Aqui em Lajeado temos essa proposta de convergência de soluções para a cidade, o que resultou em avanços significativos em áreas como a saúde”, afirmou o prefeito.

O secretário de Planejamento de Passo Fundo, Giezi Schneider, que também é diretor da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (REGINP) e membro do Conselho Consultivo do Programa Inova RS, defende que essas informações compartilhadas sejam aplicadas na execução de projetos locais que contribuam para o desenvolvimento de uma nova matriz econômica e produtiva para a cidade. “Um dos desafios que identificamos nesta cadeia é, justamente, organizar os serviços e ações para que elas estejam conectadas, gerando bons resultados para todos os atores envolvidos”, resumiu Schneider.