Aplicativo para pagamento do IPTU

Cota única I do IPTU está disponível no site da Prefeitura e no aplicativo Cidadão On-line

A cota única I do IPTU 2022, com descontos que chegam a 20%, poderá ser paga até o dia 4 de janeiro. Sem emissão de carnê em papel, é possível obter a guia pelo site da Prefeitura (www.passofundo.rs.gov.br/iptu) ou a partir do aplicativo Cidadão On-line Passo Fundo.

De acordo com o secretário de Finanças, Dorlei Maffi, o pagamento realizado exclusivamente por meio eletrônico traz mais facilidades aos contribuintes. “O objetivo foi tornar o processo mais ágil. Além disso, ampliamos os canais de comunicação para oferecer suporte em caso de dúvidas e dificuldades”, explica.

O aplicativo foi lançado no mês de dezembro e é uma novidade para os serviços públicos municipais. O download está disponível para celulares com sistemas Android e IOS, pela Play Store e Apple Store, respectivamente. No aplicativo, que possui uma interface intuitiva, é possível consultar o IPTU digitando o CPF do proprietário e o número da economia. Neste momento, o contribuinte consegue obter o boleto da cota única I. Após essa data, serão disponibilizadas as parcelas da cota única II, bem como as parcelas do imposto. Além disso, é possível consultar pendências abertas dos últimos exercícios.

Mais digital

De acordo com o secretário municipal de Administração, Fernando Boeira, o Município busca digitalizar processos a fim de tornar mais ágeis as soluções para as demandas da comunidade. “O aplicativo é mais uma ferramenta dentro de uma proposta de permitir que as pessoas acessem serviços de forma remota e rápida, sem precisar sair de casa”, afirma.

Conforme
o secretário o aplicativo também terá a funcionalidade de consulta de processos abertos no município e uma aba para a verificação e o pagamento do Imposto Sobre Serviços (ISS) de empresas. “São outras possibilidades que estão em processo de desenvolvimento e adaptação para serem efetivadas. Novas funcionalidades deverão ser incorporadas ao aplicativo no decorrer do próximo ano”, menciona.

Onde encontrar o número da economia

Assim como no aplicativo, para consultar e emitir a guia pelo portal da Prefeitura será necessário inserir o número da economia. Esse dado pode ser conferido em guias de anos anteriores ou com a Secretaria de Finanças.

Mais prazos e descontos
Quem não conseguir realizar o pagamento do IPTU na cota única I poderá aproveitar os descontos da modalidade cota única II, que serão de até 7%. O prazo de pagamento será até o dia 15 de março.
Para os contribuintes que precisarem parcelar o imposto, os carnês serão disponibilizados no mês março. As guias serão encaminhadas pelo Município aos endereços e também estarão disponíveis no aplicativo.

O que está incluído na guia
No valor do IPTU, também passou a ser incluída a taxa de coleta de lixo. A Secretaria Municipal de Finanças reitera que a medida ocorreu após uma mudança na legislação e que a taxa deixou de ser tarifada na conta de energia elétrica em janeiro deste ano. Conforme estabelecido em decreto, o valor do serviço é discriminado, identificado e cobrado junto com o carnê ou boleto emitido para cobrança do imposto. Assim, os tributos passaram a ser arrecadados de maneira conjunta, estando detalhados no aplicativo.

Mais informações
Informações sobre o IPTU, o número de economia e a impressão das guias podem ser solicitadas junto à Secretaria de Finanças:
Telefones - (54) 3311-4222 | 3311-4098 | 3311-6252 | 3311-3443 | 3311-3235
E-mails - atendimentosef@pmpf.rs.gov.br | divida.ativa@pmpf.rs.gov.br | iptu@pmpf.rs.gov.br
WhatsApp - (54) 99662-5664
Presencialmente - Rua Antônio Araújo, 1002 (antigo prédio da Justiça do Trabalho, próximo ao SESI e Hospital Municipal)

Atualizado em 29 de dezembro de 2021.