Prefeito busca recursos em Brasília

O prefeito Airton Dipp reassumiu ontem, 12-12, a chefia do Executivo, depois de dois dias em Brasília. Na oportunidade, manteve audiências com parlamentares e representantes do governo federal, buscando agilizar projetos que foram encaminhados e prevêem verbas para a infra-estrutura do município.

Na Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, Dipp se reuniu com secretário Luiz Carlos Bueno da Silva, verificando o andamento de projeto que destina recursos ao município. Uma verba de R$ 800 mil reais deve ser liberada, para a melhoria de sinalização no centro da cidade e acessos para deficientes. Com o coordenador da Região Sul para Assuntos Institucionais do Palácio do Planalto, Júlio Marin, o prefeito tratou do projeto já enviado que destina recursos para melhorias no Hospital Municipal e a construção de uma unidade de saúde na vila Victor Issler.

PARLAMENTARES

Em encontro com o coordenador da bancada gaúcha no Congresso Nacional, deputado federal Mendes Ribeiro Filho, o prefeito Airton Dipp sugeriu mudanças no decreto que destina auxílio financeiro aos municípios atingidos por temporais. Atualmente, só vêm recursos  se o prejuízo é equivalente, no mínimo, a 5% do PIB municipal, e Dipp sugere que seja 5% da receita do município.

Durante encontro com o deputado federal Henrique Fontana, líder do governo na Câmara Federal, Dipp pediu apoio para o projeto que contempla verba para o Hospital Municipal e para a construção da unidade de saúde da Vila Victor Issler. Fontana, que também  integra a bancada da saúde, prometeu empenho na agilização da proposta.

Junto com o senador Paulo Paim, Dipp esteve no DNIT, Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre, solicitando agilidade na retirada dos trilhos que passam pela Victor Issler. A audiência foi com  o diretor geral do departamento, Osvaldo Sobrinho.
Finalmente, o prefeito se encontrou com o deputado federal Beto Albuquerque, vice-líder do governo federal, com quem tratou de vários assuntos. Entre eles, ambos estiveram no Ministério da Integração Nacional, pedindo a liberação do projeto que vai perfurar poços de águas termais no Parque da Roselândia. Satisfeito com a receptividade em Brasília, o prefeito  acredita que nos próximos dias o município terá respostas positivas desses pleitos.

Atualizado em 12 de dezembro de 2007.