Passo Fundo é a 53ª melhor cidade do país para se fazer carreira

Passo Fundo, capital do planalto médio gaúcho, é a 53ª melhor cidade do Brasil para se fazer carreira profissional neste ano. A informação está sendo divulgada na edição deste mês da revista Você S/A, da Editora Abril, um dos principais grupos de comunicação do país. Na mesma pesquisa, Passo Fundo é a 10ª melhor cidade da região sul para se crescer profissionalmente, comemorou o prefeito Airton Dipp (PDT) ao manusear os dados.

De acordo com a pesquisa feita em todo o país, com exclusividade para a revista, pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ) foram levados em conta, principalmente, a Educação, com destaque para a oferta de cursos superiores; Vigor Econômico, através da geração de emprego e renda e a oferta de serviços de Saúde. No geral, São Paulo é a primeira cidade do país e Porto Alegre a sexta.

Satisfeito com o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido pela atual administração, o prefeito Airton Dipp analisou que é justamente nesses campos como o investimento maciço em educação, o oferecimento de diversos novos serviços de saúde em toda a cidade e a geração de emprego e renda com a atração de empresas como Bsbios, Italac, Uniquímica e apoio ao desenvolvimento dos empreendimentos locais, que o município vem trabalhando com força.

Segundo a revista, foram analisadas 139 cidades brasileiras e a maioria tem pelo menos 170 mil habitantes, como é o caso de Passo Fundo. A Fundação Getúlio Vargas detalhou que a pesquisa considerou em Educação, por exemplo, o número de pessoas matriculadas e a oferta de cursos de graduação, mestrado e doutorado; no item econômico, foram analisados o ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) e o PIB municipal; em saúde, foi medido o número de leitos e de profissionais do setor, “ambos para cada 1 000 habitantes.”

Considerando os três estados do Sul (Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina) as dez melhores cidades onde há oportunidade de crescimento profissional em 2007, são Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Caxias do Sul, Londrina, Maringá, Canoas, Itajaí, Santa Maria e Passo Fundo. “Isso tudo demonstra que estamos no caminho certo, promovendo o desenvolvimento econômico do município, que se consolida como um pólo regional de investimentos, sem nos descuidarmos da infra-estrutura básica para a população e para quem vem morar na Capital Nacional da Literatura, outro título importante que temos” enfatizou, com satisfação, o prefeito Airton Dipp.

Atualizado em 20 de julho de 2007.