Líderes dos últimos tempos na homenagem a Passo Fundo

A homenagem prestada ao município de Passo Fundo, no Grande Expediente Especial da Assembléia Legislativa do Estado, comemorativa ao sesquicentenário de Passo Fundo, registrou a presença de importantes figuras da recente história política regional. O espaço para homenagem foi requerido pelo deputado passo-fundense Luciano Azevedo.

A solenidade começou às 14h30min no auditório da Assembléia Gaúcha, contando com a presença de uma delegação que partiu de Passo Fundo, com 160 pessoas entre autoridades convidadas, Coral da UPF, líderes de bairros e grupo tradicionalista da terceira Idade (DATI).

Ocupando lugar de destaque junto à presidência do Parlamento Estadual, presentes, o chefe do executivo passo-fundense, prefeito Airton Langaro Dipp, o presidente da Câmara, vereador Luiz Miguel Scheis, recebidos pelo presidente do Legislativo do RS, deputado Frederico Antunes.

Lideranças que exerceram funções de destaque na história política de Passo Fundo nas últimas décadas, também estiveram presentes ocupando lugar de destaque no plenário da Assembléia do RS. Entre estas personalidades, os ex-prefeitos: Firmino Duro, Fernando Machado Carrion, Carlos Armando Salton, Osvaldo Gomes, Júlio Teixeira. Entre os ex-parlamentares, estiveram presentes à solenidade: Augusto Trein, que foi deputado estadual e federal, Romeu Martinelli, ex-deputado estadual, Lourenço Pires, que foi deputado estadual, e Éden Pedroso, que cumpriu mandatos de deputado estadual e federal por Passo Fundo.

Nas homenagens aos ex-prefeitos, no discurso de Luciano Azevedo, foi destacada a pessoa de Mário Menegaz, o mais idoso entre os ex-mandatários do município, que vivenciou os momentos políticos de mudança institucional de 1964, no cargo de prefeito, quando para cá se mudou o governador do estado Ildo Meneghetti. Embora ausente, por motivos de saúde, Mário Menegaz foi saudado na sessão da Assembléia Legislativa.

O orador oficial do evento, Luciano Azevedo fez amplo relato histórico sobre a trajetória do município de Passo Fundo, salientando o franco desenvolvimento social e econômico, “principalmente em razão dos valores de sua gente, que fez de suas naturais divergências, um grande debate capaz de impulsionar o progresso”, salientou o deputado Luciano. O deputado passo-fundense lembrou também a atuação do deputado federal Beto Albuquerque, pelo seu trabalho exitoso e na política, ligada aos interesses do município sesquicentenário. Em apartes, manifestaram-se também os deputados Giovani Cherini, Gilmar Sossella, Gilberto Capoani, Adão Villa Verde, Heitor Schuch, Cássia Carpes, Silvana Covatti, Berfran Rosado e Marquinho Langhi.

O prefeito Airton Dipp, que recebeu a homenagem especial em nome do município nos 150 anos, registrou o contentamento pelo significado do destaque à comunidade passo-fundense, salientando a importância do encontro de líderes, remanescentes de outros períodos, onde a comunidade contou com representantes nas câmara federal e estadual. A presença de todos, segundo o prefeito Dipp, remete a um entendimento sobre a grandeza da celebração dos 150 anos, onde todos os mandatários de outras épocas e representantes políticos são lembrados.

Antes da abertura da solenidade no Plenário do Palácio Farroupilha, o coral da UPF, com 32 componentes interpretou a música do autor Victor Mateus Teixeira, Gaúcho de Passo Fundo. Em seguida, sob a regência do professor Fernando Montini, foram executadas mais duas canções. No saguão do Legislativo Estadual, com a presença da caravana passo-fundense, o prefeito e presidente da Câmara Luiz Miguel Scheis, dezenas de pessoas que participaram da solenidade puderam ouvir novamente a interpretação de “Gaúcho de Passo Fundo”, e outras melodias dedicadas à caravana de Passo Fundo, no centro da Capital do Estado, marcando também a força cultural e artística do município sesquicentenário.

Delegação de Passo Fundo com lideranças históricas de nossa política

noticia04072007_02
Líderes de bairros e autoridades municipais, ocuparam o plenário da Assembléia gaúcha

Atualizado em 4 de julho de 2007.