Secretaria de Administração

Atestado de Capacidade Técnica



Atestado de Capacidade Técnica é o documento que comprova e atesta o fornecimento de materiais ou serviços prestados pela empresa interessada à prefeitura de Passo Fundo.


Etapas para a realização deste serviço

  1. Para acessar o serviço eletrônico, o requerente deverá ter uma senha (credencial), certificado digital habilitado ou acesso ao GOV.BR. Caso não tenha, poderá clicar em “Criar Credencial” na tela de autenticação ou clique aqui para realizar o cadastro. Após o cadastro, o requerente receberá a credencial no seu e-mail.
    1. Atenção: O requerente do processo deve ser o próprio prestador de serviço ou fornecedor, caso contrário, o processo será indeferido imediatamente. É importante garantir que o solicitante seja a parte diretamente envolvida na prestação dos serviços ou fornecimento dos produtos, para que o processo possa ser adequadamente avaliado e considerado.
  2. O início do processo dar-se-á a pedido da parte interessada, de forma online, pelo site de serviços da prefeitura mediante cadastro de usuário e chave de acesso ou certificado digital.
    • Como solicitar online: Clicar no botão “Acesso ao sistema” e informe sua senha. Em seguida, selecione o assunto: ATESTADO DE CAPACIDADE TÉCNICA e anexe os documentos conforme lista abaixo.
      • No campo de informações adicionais, é necessário fornecer o número do contrato, do processo licitatório ou da nota de empenho que inclui os itens de produtos e/ou serviços que devem constar no atestado. Certifique-se de inserir esses detalhes corretamente, pois são essenciais para o processo de emissão.
  3. Na instauração do processo, o requerente receberá em seu e-mail o número do protocolo para acompanhamento do processo e emissão da certidão.
    • Como emitir online: Clicar no botão “Acompanhar solicitação” e informar sua senha. No programa Meus Processos, informar o exercício do processo e clicar no botão recuperar. Clicar sobre o processo desejado e verificar na aba anexo se o atestado está disponível e assinado.

Documentos Necessários

  1. Documento de identificação oficial com foto (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica).
  2. Se desejar, poderá anexar a minuta do atestado (Arquivo .doc).

Secretaria de Administração

Certidão Título de Utilidade Pública



A certidão de manutenção de título de “Entidade de Utilidade Pública Municipal” será concedida às entidades civis, sem fins lucrativos, constituídas no território do Município de Passo Fundo.

A Lei Nº 4105/03 de 31 de Dezembro de 2003 dispõe sobre a concessão do título de entidade de utilidade pública municipal e dá outras providências.


Etapas para a realização deste serviço

  1. Para acessar o serviço eletrônico, o requerente deverá ter uma senha (credencial), certificado digital habilitado ou acesso ao GOV.BR. Caso não tenha, poderá clicar em “Criar Credencial” na tela de autenticação ou clique aqui para realizar o cadastro. Após o cadastro, o requerente receberá a credencial no seu e-mail.
  2. O início do processo dar-se-á a pedido da parte interessada, de forma online, pelo site de serviços da prefeitura mediante cadastro de usuário e chave de acesso ou certificado digital.
    1. Como solicitar online: Clicar no botão “Acesso ao sistema” e informar sua senha, após, selecionar o assunto: CERTIDÃO DE MANUTENÇÃO DE TÍTULO DE UTILIDADE PÚBLICA e anexar os documentos conforme relação abaixo.
  3. Na instauração do processo, o requerente receberá em seu e-mail o número do protocolo para acompanhamento do processo e emissão da certidão.
    1. Como emitir online: Clicar no botão “Acompanhar solicitação” e informar sua senha. No programa Meus Processos, informar o exercício do processo e clicar no botão recuperar. Clicar sobre o processo desejado e verificar na aba anexo se a certidão está disponível e assinada.

Documentos Necessários

  1. Ata da eleição ou posse da última diretoria;
  2. Estatuto Social;
  3. Balanço patrimonial;
  4. Demonstração do resultado do exercício (DRE);
  5. Declaração de isenção de imposto de renda (ECF);
  6. Relatório de atividades e serviços relevantes prestados à coletividade, referentes ao ano anterior ao da solicitação e planejamento das ações a serem executadas no exercício seguinte;
  7. Registro do programa de atividades aprovado no Conselho da Criança e do Adolescente – COMDICA (apenas para entidades que atuem na área da infância e da juventude).

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Consultar Contratos



Consulta dos contratos e aditivos firmados entre o município e sujeitos de direito constituído.

Etapas para a realização deste serviço

  1. Como consultar: Clicar no botão “Acesso ao sistema”  e informar o exercício e demais dados que deseja pesquisar. Após a pesquisa, poderá clicar sobre o contrato que deseja visualizar mais detalhes ou poderá gerar relatórios e planilhas do resultado da pesquisa.

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Cadastrar Procuração Eletrônica



A procuração para acesso aos serviços digitais da prefeitura de Passo Fundo possibilita que outra pessoa (outorgado) possa representar o contribuinte/requerente (outorgante) ou a sua pessoa jurídica e utilizar os serviços digitais disponíveis no Site do Município.

O cadastro de procuração poderá ser solicitado pela credencial do outorgante ou do próprio procurador, mediante a anexação de documentação comprobatória exigida.

Etapas para a realização deste serviço

  1. Para emitir a procuração eletrônica para acesso aos processos será necessário realizar a autenticação por credencial municipal, certificado digital ou acesso GOV.BR. Caso não tenha as opções de acesso mencionadas, poderá solicitar a credencial, clicando aqui para realizar o cadastro. Após o cadastro, o requerente receberá a credencial em seu e-mail.
  2. O início do processo dar-se-á a pedido da parte interessada, de forma online, pelo site de serviços da prefeitura mediante autenticação com senha ou certificado digital do outorgante ou do outorgado.
    • Como solicitar: Clicar no botão “Acesso ao sistema” e informar sua senha, após, selecionar o grupo: SERVIÇO ELETRÔNICO e assunto: CADASTRAR PROCURAÇÃO ELETRÔNICA, preencher o formulário com as informações outorgante (quem está passando a procuração) e do outorgado (quem será o procurador ou responsável técnico) e anexar os documentos conforme relação abaixo.
  3. Na instauração do processo, o solicitante receberá em seu e-mail o número do protocolo para acompanhamento do cadastro da procuração.
    • Como acompanhar: Clicar no botão “Acompanhar solicitação” e informar sua senha. No programa Meus Processos, informar o exercício do processo e clicar no botão recuperar. Clicar sobre o processo desejado e verificar no histórico de tramitações a situação da solicitação. Em caso de deferimento, o outorgado ja poderá realizar acesso aos serviços digitais como representante do outorgante.

Documentos Necessários

  1. Documento de identidade do outorgante (quem está passando a procuração);
  2. Documento de identidade do outorgado (quem será o procurador);
  3. Procuração assinada ou ART/RRT/TRT do responsável técnico

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Formulário de Requerimento – Processos



Requerimento para abertura de processos.

Etapas para a realização deste serviço

  1. Como acessar: Clicar no botão “Requerimento” , preencher e imprimir, se for o caso.

Secretaria de Administração

Cadastro de Fornecedores



Criação de novo cadastro ou atualização de dados do cadastro de fornecedores. Ao criar ou atualizar o cadastro é gerada uma nova senha para acessos aos serviços municipais.


Etapas para a realização deste serviço

  1. Como atualizar: Clicar no botão “Acesso ao sistema” e informar os dados cadastrais do fornecedor. Será necessário anexar os documentos da pessoa Física ou Jurídica.

Secretaria de Administração

Consultar Licitações



Consulta de licitações do município.



Etapas para a realização deste serviço

  1. Como consultar: Clicar no botão “Acesso ao sistema”  e informar o exercício e demais dados que deseja pesquisar. Após a pesquisa, poderá clicar sobre a licitação que deseja visualizar mais detalhes ou poderá gerar relatórios e planilhas do resultado da pesquisa.

Secretaria de Administração

Prorrogação do exercício efetivo no cargo



É possível solicitar uma prorrogação do prazo para o exercício efetivo no cargo quando um candidato aprovado em um concurso é nomeado, de acordo com o que está estipulado na Lei Complementar 203/2008, Artigo 22, § 4º. O prazo estabelecido neste artigo pode ser prorrogado a critério da autoridade competente responsável pela nomeação, mediante solicitação do interessado, por um período máximo de 30 (trinta) dias.


Etapas para a realização deste serviço

  1. Para realizar a solicitação ou consulta ao processo será necessário realizar a autenticação por credencial municipal, certificado digital ou acesso GOV.BR. Caso não tenha as opções de acesso mencionadas, poderá solicitar a credencial, clicando aqui para realizar o cadastro. Após o cadastro, o requerente receberá a credencial em seu e-mail.
  2. O início do processo dar-se-á a pedido da parte interessada, de forma online, pelo site de serviços da prefeitura mediante autenticação do requerente.
    1. Como solicitar online: Clicar no botão “Acesso ao sistema” e informar sua senha, após, selecionar o assunto: PRORROGAÇÃO DO EXERCÍCIO NO CARGO” e anexar os documentos listados abaixo.
  3. Na instauração do processo, o requerente receberá em seu e-mail o número do protocolo para acompanhamento do processo.
    1. Como consultar solicitação: Clicar no botão “Acompanhar solicitação” e informar sua senha. No programa Meus Processos, informar o exercício do processo e clicar sobre o botão recuperar. Clicar sobre o processo desejado e verificar o andamento na aba histórico de tramitações e anexos.

Documentos Necessários

  1. Documento de identificação com foto;
  2. Requerimento com a justificativa para a prorrogação.

Secretaria de Administração

Postergação de Vaga – Processo Seletivo ou Concurso Público



É cabível a solicitação de postergação de vaga, quando o candidato aprovado em concurso público ou processo seletivo é nomeado ou convocado para contratação, mas opta por não assumir a vaga, mudando sua classificação para a última da listagem dos aprovados.


Etapas para a realização deste serviço

  1. Para realizar a solicitação ou consulta ao processo será necessário realizar a autenticação por credencial municipal, certificado digital ou acesso GOV.BR. Caso não tenha as opções de acesso mencionadas, poderá solicitar a credencial, clicando aqui para realizar o cadastro. Após o cadastro, o requerente receberá a credencial em seu e-mail.
  2. O início do processo dar-se-á a pedido da parte interessada, de forma online, pelo site de serviços da prefeitura mediante autenticação do requerente.
    1. Como solicitar online: Clicar no botão “Acesso ao sistema” e informar sua senha, após, selecionar o assunto: POSTERGAÇÃO DE VAGA e anexar os documentos listado abaixo.
  3. Na instauração do processo, o requerente receberá em seu e-mail o número do protocolo para acompanhamento do processo.
    1. Como consultar solicitação: Clicar no botão “Acompanhar solicitação” e informar sua senha. No programa Meus Processos, informar o exercício do processo e clicar sobre o botão recuperar. Clicar sobre o processo desejado e verificar o andamento na aba histórico de tramitações e anexos.

Documentos Necessários

  1. Documento oficial com foto;
  2. Comprovante de residência;

Informar o número do edital nomeação e o cargo do processo seletivo ou concurso público na área de informações adicionais.


Secretaria de Administração

Cancelar/Revogar Procuração Eletrônica



A procuração emitida pelo outorgante para acesso aos serviços digitais da prefeitura de Passo Fundo poderá ser revogada a qualquer tempo. A solicitação de cancelamento, deverá ser feita por processo eletrônico com anexação da documentação solicitada e demais informações necessárias para o cancelamento dos acessos.

Etapas para a realização deste serviço

  1. Para cancelar a procuração eletrônica, o outorgante deverá realizar a autenticação por credencial municipal, certificado digital ou acesso GOV.BR. Caso não tenha as opções de acesso mencionadas, poderá solicitar a credencial, clicando aqui para realizar o cadastro. Após o cadastro, receberá a credencial em seu e-mail.
  2. O início do processo dar-se-á a pedido da parte interessada, de forma online, pelo site de serviços da prefeitura mediante autenticação com senha ou certificado digital do outorgante.
    • Como solicitar: Clicar no botão “Acesso ao sistema” e informar sua senha, após, selecionar o grupo: SERVIÇO ELETRÔNICO e assunto: CANCELAR PROCURAÇÃO ELETRÔNICA, preencher o formulário com as informações outorgante (quem está passando a procuração) e do outorgado (quem será o procurador ou responsável técnico) e anexar os documentos conforme relação abaixo.
  3. Na instauração do processo, o solicitante receberá em seu e-mail o número do protocolo para acompanhamento da solicitação de cancelamento.
    • Como consultar: Clicar no botão “Acompanhar solicitação” e informar sua senha. No programa Meus Processos, informar o exercício do processo e clicar no botão recuperar. Clicar sobre o processo desejado e verificar no histórico de tramitações a situação da solicitação. Em caso de deferimento, a procuração já terá sido revogado e o outorgado(procurador) não terá mais acesso aos serviços digitais como representante do outorgante.

Documentos Necessários

  1. Documento de identidade do outorgante (quem passou a procuração);