Secretaria de Administração

Isenção de Imposto de Renda para servidores inativos



Serviço digital para solicitação de isenção de imposto de renda para servidores inativos (aposentados) devido a doenças especificadas, conforme a Lei nº 7.713, de 22 de dezembro de 1988, Art. 6º, item XIV.


Etapas para a realização deste serviço

Para acessar o serviço eletrônico, o requerente deverá ter uma senha (credencial) ou acesso ao GOV.BR. Caso não tenha, poderá clicar em “Criar Credencial” na tela de autenticação ou clique aqui para realizar o cadastro. Após o cadastro, o requerente receberá a senha no seu e-mail.

O início do processo dar-se-á a pedido da parte interessada, de forma online, pelo site de serviços da prefeitura mediante cadastro de usuário e chave de acesso ou certificado digital.

Como solicitar online:

  1. Clique no botão “Acesso ao sistema” e informe sua senha.
  2. Selecione o assunto: ISENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA PARA SERVIDORES INATIVOS.
  3. Anexe os documentos conforme a relação abaixo.

Ao instaurar o processo, o requerente receberá em seu e-mail o número do protocolo para acompanhamento do processo e emissão.

Como acompanhar a solicitação:

  1. Clique no botão “Acompanhar solicitação” e informe sua senha.
  2. No programa Meus Processos, informe o exercício do processo e clique no botão “Recuperar”.
  3. Clique sobre o processo desejado e verifique na aba “Histórico” se a solicitação foi deferida ou indeferida.

Documentos Necessários

  1. Documento de identificação pessoal, com foto;
  2. Atestados/Laudos com CID-10 atualizados conforme Lei 7.713 de 22/12/1988, Art. 6º, item XIV;
  3. Se procurador/curador, anexar procuração/curatela

Secretaria de Administração

Liberação de verbas rescisórias de contratos de prestação de serviços



Este serviço digital possibilita a solicitação de liberação e reembolso dos valores provisionados e retidos em conta-depósito vinculada, referentes às verbas rescisórias de contratos de prestação de serviços continuados.


Legislação: Anexo XII da Instrução normativa nº 5, de 26 de maio de 2017.


Etapas para a realização deste serviço

  1. Para realizar solicitações através de processo eletrônico, é imprescindível autenticar-se por meio de credencial municipal, certificado digital ou acessar o GOV.BR. Caso não disponha dessas opções de acesso, é possível solicitar a credencial clicando aqui para realizar o cadastro. Após a conclusão do cadastro, o requerente receberá a credencial diretamente em seu e-mail.
  2. Como Registrar:
    • O início do processo dar-se-á a pedido da parte interessada, exclusivamente de forma online, através do site de serviços da prefeitura, com autenticação do requerente (Contratado).
    • Para começar, clique no botão “Acesso ao Sistema” e insira sua senha. Em seguida, escolha o assunto “LIBERAÇÃO DE VERBAS RESCISÓRIAS DO CONTRATO”, preencha o formulário de abertura com detalhes relevantes e anexe os documentos comprobatórios para o assunto escolhido.
    • Após a instauração do processo, o requerente receberá, por e-mail o número do protocolo para acompanhamento do andamento do processo.
  3. Como Consultar:
    • Clique no botão “Consultar Meus Processos” e insira a senha.
    • No programa “Meus Processos”, informe o ano do processo desejado e clique no botão “Recuperar“.
    • Selecione o processo desejado e explore as abas “Histórico de Tramitações” e “Anexos“.
    • Para acessar os documentos gerados pelo processo, siga os passos abaixo:
      • Vá até a aba “Anexos” e, se a situação estiver marcada como “Assinado”, clique na seta de “Download com assinatura”.
    • Se o processo estiver na situação “Aguardando retorno do requerente” você tem as seguintes opções:
      • Para incluir novos documentos, clique em “Anexar Documentos” e, após anexar os documentos solicitados, clique no botão “Pendência Atendida pelo Requerente“. Somente após essa ação, o processo será devolvido ao município para reanálise da pendência, bem como dos documentos anexados ou resposta necessária.
      • Caso a solicitação do município depender apenas de uma resposta por parte do requerente, clique diretamente no botão “Pendência Atendida pelo Requerente” e forneça a resposta necessária.

Documentos Necessários

  1. Contrato firmado com o município;
  2. Documentos comprobatórios da quitação de todos os encargos trabalhistas e previdenciários relativo ao serviço contratado.

Secretaria de Administração

Abertura de Processos Eletrônico




Etapas para a realização deste serviço

  1. Para realizar solicitações através de processo eletrônico, é imprescindível autenticar-se por meio de credencial municipal, certificado digital ou acessar o GOV.BR. Caso não disponha dessas opções de acesso, é possível solicitar a credencial clicando aqui para realizar o cadastro. Após a conclusão do cadastro, o requerente receberá a credencial diretamente em seu e-mail.
  2. Como Registrar:
    • O início do processo dar-se-á a pedido da parte interessada, exclusivamente de forma online, através do site de serviços da prefeitura, com autenticação do requerente.
    • Para começar, clique no botão “Acesso ao Sistema” e insira sua senha. Em seguida, escolha o assunto desejado na lista, preencha o formulário de abertura com detalhes relevantes e anexe os documentos obrigatórios para o assunto escolhido.
    • Após a instauração do processo, o requerente receberá, por e-mail o número do protocolo para acompanhamento do andamento do processo.
  3. Como Consultar:
    • Clique no botão “Consultar Meus Processos” e insira a senha.
    • No programa “Meus Processos”, informe o ano do processo desejado e clique no botão “Recuperar“.
    • Selecione o processo desejado e explore as abas “Histórico de Tramitações” e “Anexos“.
    • Para acessar os documentos gerados pelo processo, siga os passos abaixo:
      • Vá até a aba “Anexos” e, se a situação estiver marcada como “Assinado”, clique na seta de “Download com assinatura”.
    • Se o processo estiver na situação “Aguardando retorno do requerente” você tem as seguintes opções:
      • Para incluir novos documentos, clique em “Anexar Documentos” e, após anexar os documentos solicitados, clique no botão “Pendência Atendida pelo Requerente“. Somente após essa ação, o processo será devolvido ao município para reanálise da pendência, bem como dos documentos anexados ou resposta necessária.
      • Caso a solicitação do município depender apenas de uma resposta por parte do requerente, clique diretamente no botão “Pendência Atendida pelo Requerente” e forneça a resposta necessária.


Secretaria de Administração

Prorrogação do Exercício Efetivo no Cargo



É possível solicitar uma prorrogação do prazo para o exercício efetivo no cargo quando um candidato aprovado em um concurso é nomeado, de acordo com o que está estipulado na Lei Complementar 203/2008, Artigo 22, § 4º. O prazo estabelecido neste artigo pode ser prorrogado a critério da autoridade competente responsável pela nomeação, mediante solicitação do interessado, por um período máximo de 30 (trinta) dias.


Etapas para a realização deste serviço

  1. Para realizar a solicitação ou consulta ao processo será necessário realizar a autenticação por credencial municipal, certificado digital ou acesso GOV.BR. Caso não tenha as opções de acesso mencionadas, poderá solicitar a credencial, clicando aqui para realizar o cadastro. Após o cadastro, o requerente receberá a credencial em seu e-mail.
  2. O início do processo dar-se-á a pedido da parte interessada, de forma online, pelo site de serviços da prefeitura mediante autenticação do requerente.
    1. Como solicitar online: Clicar no botão “Acesso ao sistema” e informar sua senha, após, selecionar o assunto: PRORROGAÇÃO DO EXERCÍCIO NO CARGO” e anexar os documentos listados abaixo.
  3. Na instauração do processo, o requerente receberá em seu e-mail o número do protocolo para acompanhamento do processo.
    1. Como consultar solicitação: Clicar no botão “Acompanhar solicitação” e informar sua senha. No programa Meus Processos, informar o exercício do processo e clicar sobre o botão recuperar. Clicar sobre o processo desejado e verificar o andamento na aba histórico de tramitações e anexos.

Documentos Necessários

  1. Documento de identificação com foto;
  2. Requerimento com a justificativa para a prorrogação.

Secretaria de Administração

Termo para Ligação de Água e Luz



O Município de Passo Fundo, por meio da Coordenadoria de Patrimônio, emite um termo para ligação de água e luz (rede domiciliar), em caráter precário, considerando que a área solicitada é conforme ou permissível, e não é de preservação permanente (APP) ou área verde.


Etapas para a realização deste serviço

  1. Para acessar o serviço eletrônico, o requerente deverá ter uma senha (credencial), certificado digital habilitado ou acesso ao GOV.BR. Caso não tenha, poderá clicar em “Criar Credencial” na tela de autenticação ou clique aqui para realizar o cadastro. Após o cadastro, o requerente receberá a credencial no seu e-mail.
  2. O início do processo dar-se-á a pedido da parte interessada, pessoalmente no Núcleo de Atendimento (Rua Dr. João Freitas, 75), ou de forma online, pelo site de serviços da prefeitura mediante cadastro de usuário e chave de acesso ou certificado digital.
    • Como solicitar: Clicar no botão “Acesso ao sistema” e informar sua senha, após, selecionar o assunto: LIGAÇÃO DE ÁGUA/LUZ e anexar os documentos conforme relação abaixo.
  3. Na instauração do processo, o requerente receberá em seu e-mail o número do protocolo para acompanhamento do processo e emissão da certidão.
    • Como emitir: Clicar no botão “Acompanhar solicitação” e informar sua senha. No programa Meus Processos, informar o exercício do processo e clicar no botão recuperar. Clicar sobre o processo desejado e verificar na aba anexo se a certidão está disponível e assinada.

Documentos Necessários

  1. Documento de identificação oficial com foto;
  2. Planta de localização do imóvel;

Secretaria de Administração

Cancelar/Revogar Procuração Eletrônica



A procuração emitida pelo outorgante para acesso aos serviços digitais da prefeitura de Passo Fundo poderá ser revogada a qualquer tempo. A solicitação de cancelamento, deverá ser feita por processo eletrônico com anexação da documentação solicitada e demais informações necessárias para o cancelamento dos acessos.

Etapas para a realização deste serviço

  1. Para cancelar a procuração eletrônica, o outorgante deverá realizar a autenticação por credencial municipal, certificado digital ou acesso GOV.BR. Caso não tenha as opções de acesso mencionadas, poderá solicitar a credencial, clicando aqui para realizar o cadastro. Após o cadastro, receberá a credencial em seu e-mail.
  2. O início do processo dar-se-á a pedido da parte interessada, de forma online, pelo site de serviços da prefeitura mediante autenticação com senha ou certificado digital do outorgante.
    • Como solicitar: Clicar no botão “Acesso ao sistema” e informar sua senha, após, selecionar o grupo: SERVIÇO ELETRÔNICO e assunto: CANCELAR PROCURAÇÃO ELETRÔNICA, preencher o formulário com as informações outorgante (quem está passando a procuração) e do outorgado (quem será o procurador ou responsável técnico) e anexar os documentos conforme relação abaixo.
  3. Na instauração do processo, o solicitante receberá em seu e-mail o número do protocolo para acompanhamento da solicitação de cancelamento.
    • Como consultar: Clicar no botão “Acompanhar solicitação” e informar sua senha. No programa Meus Processos, informar o exercício do processo e clicar no botão recuperar. Clicar sobre o processo desejado e verificar no histórico de tramitações a situação da solicitação. Em caso de deferimento, a procuração já terá sido revogado e o outorgado(procurador) não terá mais acesso aos serviços digitais como representante do outorgante.

Documentos Necessários

  1. Documento de identidade do outorgante (quem passou a procuração);

Secretaria de Administração

Cadastrar Procuração Eletrônica



A procuração para acesso aos serviços digitais da prefeitura de Passo Fundo possibilita que outra pessoa (outorgado) possa representar o contribuinte/requerente (outorgante) ou a sua pessoa jurídica e utilizar os serviços digitais disponíveis no Site do Município.

O cadastro de procuração poderá ser solicitado pela credencial do outorgante ou do próprio procurador, mediante a anexação de documentação comprobatória exigida.

Etapas para a realização deste serviço

  1. Para emitir a procuração eletrônica para acesso aos processos será necessário realizar a autenticação por credencial municipal, certificado digital ou acesso GOV.BR. Caso não tenha as opções de acesso mencionadas, poderá solicitar a credencial, clicando aqui para realizar o cadastro. Após o cadastro, o requerente receberá a credencial em seu e-mail.
  2. O início do processo dar-se-á a pedido da parte interessada, de forma online, pelo site de serviços da prefeitura mediante autenticação com senha ou certificado digital do outorgante ou do outorgado.
    • Como solicitar: Clicar no botão “Acesso ao sistema” e informar sua senha, após, selecionar o grupo: SERVIÇO ELETRÔNICO e assunto: CADASTRAR PROCURAÇÃO ELETRÔNICA, preencher o formulário com as informações outorgante (quem está passando a procuração) e do outorgado (quem será o procurador ou responsável técnico) e anexar os documentos conforme relação abaixo.
  3. Na instauração do processo, o solicitante receberá em seu e-mail o número do protocolo para acompanhamento do cadastro da procuração.
    • Como acompanhar: Clicar no botão “Acompanhar solicitação” e informar sua senha. No programa Meus Processos, informar o exercício do processo e clicar no botão recuperar. Clicar sobre o processo desejado e verificar no histórico de tramitações a situação da solicitação. Em caso de deferimento, o outorgado ja poderá realizar acesso aos serviços digitais como representante do outorgante.

Documentos Necessários

  1. Documento de identidade do outorgante (quem está passando a procuração);
  2. Documento de identidade do outorgado (quem será o procurador);
  3. Procuração assinada ou ART/RRT/TRT do responsável técnico

Secretaria de Administração

Webmail



Acesso ao Webmail Zarafa


Etapas para a realização deste serviço

  1. Como consultar: Clicar no botão “Acesso ao Webmail”  e informar seu usuário e senha;


Secretaria de Administração

App Cidadão Online



O Aplicativo Cidadão Online – Passo Fundo para dispositivos móveis está disponível gratuitamente para as plataformas Android e IOS, permitindo o acesso facilitado aos serviços municipais, garantindo mais comodidade e agilidade ao cidadão.


Como Instalar

  1. O Aplicativo Cidadão Online – Passo Fundo está disponível nos serviços de distribuição digital de aplicativos móveis, Play Store e App Store.
  2. Para instalar, procure por “Cidadão online – Passo Fundo” na loja do sistema operacional do seu celular ou tablet, ou utilize os Qr Codes abaixo:

Serviços Oferecidos

  1. ISS – Importo Sobre Serviços;
  2. IPTU – Consulta e aquisição da guia para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano;
  3. Solicitação de reparo em Iluminação Pública com defeito;
  4. Reparo no asfalto;
  5. Reparo na tubulação (bueiros);
  6. Reparo em pontes;
  7. Fiscalização de terrenos com condições impróprias de limpeza;
  8. Manutenção de paradas de ônibus;
  9. Recolhimento de móveis e eletrodomésticos descartados;
  10. Limpeza de áreas públicas (praças, canteiros, parada de ônibus, outras áreas públicas);
  11. Reparo em boca de lobo;
  12. Reparo de meio-fio;
  13. Reparo de calçadas;
  14. Reparo em calçamentos;
  15. Patrolamento e empedramento de ruas;
  16. Autorização para circulação de caminhões na área central da cidade;
  17. Solicitação para fechamento de ruas para eventos;
  18. Fiscalização Edificações Não Habitadas;
  19. Fiscalização de Obstrução de Passeio Público;

Secretaria de Administração

Sistema de Gestão – GRP



*uso exclusivo para acesso interno dos servidores do município*

Sistema de Gestão Integrado de Gestão Pública WEB.