Espaço, que fica no centro, sediará as mais de 20 oficinas desenvolvidas pela coordenadoria

Além de comemorar o retorno das atividades após a pandemia, os idosos também celebram o novo espaço da Coordenadoria Municipal do Idoso. A Prefeitura de Passo Fundo entregou, nesta quarta-feira (11), um local amplo, acessível e que irá sediar as oficinas realizadas para a terceira idade. O endereço é Rua Antônio Araújo, 1190, Centro.
O prefeito, Pedro Almeida, descreveu que a entrega simboliza o cuidado do Município com os idosos. "Depois de um período difícil de pandemia, hoje estamos felizes por assistir à volta de milhares de pessoas aos grupos de convivência e por poder fazer a entrega desta nova sede, que dará suporte a muitas ações. Deixamos registrados aqui o respeito e o reconhecimento a todos que estão aqui, que fizeram e fazem muito pela nossa cidade. Os idosos têm muito valor para Passo Fundo", mencionou.
O Departamento de Atenção à terceira idade (Dati) conta com mais de 50 grupos, nos bairros e no interior, envolvendo 3,2 mil idosos. E, além das atividades desses grupos, a Coordenadoria do Idoso desenvolve mais de 20 oficinas, que recebem 700 pessoas. São aulas de artesanato, música, dança, alfabetização, cultura digital, entre outras, que criam experiências e saberes, além de fortalecerem a convivência social.
Para a coordenadora do Idoso, Tânia Carraro, é gratificante promover o retorno das atividades em um local reestruturado. "É mais um espaço, assim como tantos outros, que foi pensado com carinho pela Prefeitura. Os nossos idosos foram os que mais sofreram nesta pandemia, pois foram os primeiros a pararar e os últimos a retornar. Todos nós estávamos ansiosos para voltar, mas a prioridade é a segurança. E hoje estamos aqui em um local bonito, seguro e de fácil acesso", considerou.
Sebastião Gonçalves da Silva faz parte do Dati há 14 anos, frequentando a unidade do Bairro Planaltina e o grupo de danças tradicionalistas Herança da Tradição. No evento de entrega da sede da coordenadoria, ele dançou e fez uma capela da canção Vozes Rurais, de João de Almeida Neto. "Aproveito todas as oportunidades. Foi muito difícil ficar sem me movimentar na pandemia. Parados, todos nós adoecemos. Estamos voltando agora em um ambiente muito bacana, que dá mais ânimo. Que as pessoas venham para cá e sejam felizes como eu", disse.
O vice-prefeito de Passo Fundo, João Pedro Nunes, salientou o trabalho do governo municipal para ampliar o cuidado a todas as pessoas. "Os idosos merecem e têm um olhar sensível da gestão, que trabalha para construir políticas públicas que ofereçam mais qualidade de vida e saúde", enfatizou.