Município faz consulta popular para concessão de área pública
Assessoria de Imprensa
A comunidade do Bairro Lucas Araújo de Passo Fundo participou de uma audiência pública com o poder municipal. O objetivo foi consultar a opinião da comunidade para a concessão de uso de um imóvel da Prefeitura Municipal, situado no bairro, ao Grupo de Tradições Folclóricas Guapos da Agronomia.
A audiência foi presidida pelo assessor técnico da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Ari Rheinheimer, representando o secretário Giovani Corralo, e teve a participação do secretário de Obras e Viação, Décio Ramos de Lima, além de representantes dos Guapos da Agronomia e a comunidade local. No total, foram mais de cem pessoas que participaram da audiência.
Na audiência, o patrão do grupo, Sirinergio Fontana Girardi, afirmou que o pedido do local ao município se deu devido ao fato da entidade ser a única na cidade que não tem sede própria. Para ele, além da utilização para fins próprios das entidades, o local será disponibilizado à comunidade. Os Guapos da Agronomia pretendem oferecer cursos de informática, corte e costura, entre outros. Os participantes se manifestaram, por unanimidade, favoráveis à concessão, por acreditarem que a entidade irá favorecer no desenvolvimento do bairro e prestando serviços sociais.
Com a aprovação dos presentes na audiência pública, o projeto será formatado pela Seplan e após será encaminhado à Câmara de Vereadores para análise e votação, conforme prevê a Lei Orgânica do Município. Esta foi a primeira audiência pública do governo Dipp para tratar da concessão de áreas públicas.
“É o primeiro de muitos outros passos que o atual governo está dando em prol de uma gestão pública efetivamente participativa e transparente, onde os cidadãos possam agir como agentes ativos e controladores da Administração Municipal “ enfatizou o secretário Giovani Corralo.
Local
A área em questão situa-se no Loteamento Comunitário Lucas Araújo, localizado no quarteirão formado pelas ruas Minas Gerais, Nossa Senhora de Lourdes, Travessa “D” e Avenida Apirante Jenner. A área com aproximadamente mil metros quadrados, é de propriedade do município.