Todos os anos para a Consulta Popular o estado fixa o valor submetido à deliberação da população

Eleger as prioridades e decidir onde investir é o que a população pode fazer entre hoje e amanhã. Até quinta-feira (28) está aberto o período de votação da Consulta Popular, que é o momento em que cada um pode fazer a sua parte, escolhendo uma, dentre as seis áreas disponíveis, para o orçamento do estado. Para a região do Corede a que pertence Passo Fundo as opções são nas seguintes áreas: agricultura, segurança pública, obras, meio ambiente, desenvolvimento rural e educação.
Todos os anos para a Consulta Popular o estado fixa o valor submetido à deliberação da população. O valor, que este ano é de R$ 80 milhões, é distribuído entre as 28 regiões do estado, seguindo critérios que vão desde a população de cada região até o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese). Mas para garantir o recurso, é preciso de um número mínimo de votantes, por isso é importante a participação da população.
Estão habilitados a votar os eleitores com domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul, que podem votar em apenas um dos programas ou ações constantes da cédula de votação de sua região do Corede. Na votação online e nos pontos de votação, é necessário o número do título de eleitor. Caso não o tenha, o ambiente de votação na internet permite pesquisa diretamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As cédulas homologadas em cada Corede estão disponíveis para a população conhecer o Programa ou a Ação para votação. Para isso, basta acessar o site https://vota.rs.gov.br/ballot e digitar o nome do município.
Cédula
Quem votar, deverá escolher apenas um dos temas a seguir:
1 – Agricultura: manejo e conservação de solo
2 – Segurança Pública: videomonitoramento e cercamento eletrônico
3 – Obras: apoios à recuperação de estradas vicinais
4 – Meio Ambiente: implementação de planos, programa e projetos ambientais
5 – Desenvolvimento Rural: apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar
6 – Educação: implementação de espaços pedagógicos que favoreçam a aprendizagem
(Foto: Reprodução)