Parceria entre Prefeitura e Brigada Militar promete futuro digno para jovens
Com os olhos vidrados no papel, um grupo de meninos, na faixa etária dos 12 aos 18 anos, foram as testemunhas da assinatura de uma importante parceria, firmada hoje, sexta-feira, 18, entre a Administração Dipp/Corralo e a Brigada Militar (BM). O convênio, assinado nas dependências do 3º Regimento de Polícia Montada (RPMont), entre o Poder e a Instituição de Segurança, vai designar recursos a serem investidos no Programa Social Educativo de Profissionalização de Adolescentes (Prosepa), o qual vem sendo desenvolvido no município há cerca de doze anos.
“É algo que se concretiza, que nós estávamos esperando, para continuar o Prosepa. Graças ao prefeito, que nos deu a possibilidade de continuar este projeto, que é muito importante, porque beneficia meninos da periferia, de baixo poder aquisitivo, e que vão ter, enquanto estiverem aqui conosco, a oportunidade de ter uma vida mais regrada, de fazer cursos, de aprenderem valores, ética, e isto só será possível porque o prefeito, em um tempo recorde, nos trouxe o Contrato, que assinamos, para que pudéssemos manter o projeto até o final do ano. É um momento de felicidade pra nós, e de agradecimento”, comemora o comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO-Regional), Cel. Waldir João Reis Cerutti.
Até a assinatura da parceria, o Prosepa mantinha um grupo de trinta meninos, que agora passará a ser de quarenta integrantes. Envolvendo-se nas atividades em período inverso ao escolar - sendo obrigatória a freqüência escolar - eles têm cursos de montagem e manutenção de computadores; soldador; torneiro mecânico; noções básicas de informática; auxiliar de cozinha e eletricidade. “O prefeito mostrou, com a sua atitude, que realmente é um homem público, como todo mundo sabe, e também por isto foi eleito. Ele acabou de garantir o prosseguimento de um projeto que, na área de segurança pública, é fundamental. Por que? Estes jovens que aqui vêm são jovens que são retirados de um mundo que é propício ao crime, ou a ser levado para outro caminho, que não o da cidadania. Aqui eles têm uma série de atividades educativas. Assim, o prefeito, com esta atitude, garante, durante todo este ano, a continuidade deste belo projeto”, enfatiza o comandante do 3º RPMont da Brigada Militar, Ten. Cel. Pedro Luis Lima.
A parceria entre o Executivo e a BM vai garantir, por doze meses, o transporte e a alimentação dos meninos assistidos pelo Prosepa, programa que, durante a sua aplicação, já formou mais de 300 jovens passo-fundenses.
“O Consepro está sempre presente em todas as iniciativas que visam o bem estar da comunidade. E, mais especificamente com relação ao Prosepa, nós também somos parceiros, uma vez que tira meninos de uma situação de risco, e os coloca à frente de oportunidade de uma ou mais especializações, através de cursos, lhes indicando um caminho que, se bem entendido, poderá lhes dar, por que não, uma vida mais digna. Para eles e para as suas famílias. Entendemos este gesto, tanto da Administração Municipal como da BM, um ato de extrema importância para que tenhamos cidadãos, como nós, empenhados pelo bem estar do seu próximo amanhã”, destaca o presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Passo Fundo (Consepro), Carlos Giugno.
“O Projeto da nossa Administração Municipal é este: nós queremos fazer parcerias com entidades que tenham credibilidade em programas sociais no Município de Passo Fundo. E a Brigada Militar está dando um exemplo com o Prosepa, que atende crianças que, no segundo turno da sua escola, vêm até as dependências da BM, tem assistência e orientação para o estudo, para cursos técnicos, participam, efetivamente da formação da cidadania destas crianças, e nós precisamos, e fizemos isto, é renovar estes convênios. Alocar recursos públicos, para que estes programas possam, a cada ano, abrigar um número maior de crianças do Município de Passo Fundo”, detalha o prefeito, Airton Dipp (PDT).
“Mais vale se investir agora, neste menino, e que seja um cidadão, que trabalhe, que seja um líder comunitário, que trabalhe para o bem, do que nós termos que pagar, aí fora, por um presidiário, hoje, na média de R$ 700 por mês. E estes meninos não gastam isto por ano! Então, veja a importância deste projeto e deste convênio com a Administração Municipal”, sintetiza o Ten. Cel. Lima, que espera ampliar o Programa, podendo chegar ao atendimento, em aproximadamente um ano, de mais de 100 jovens, número que a estrutura atual da BM pode abrigar.
Participaram da assinatura do convênio, também, além do grupo de meninos integrantes do Prosepa, o coordenador do programa, Ten. Sandro Luis Andrade, e a monitora, sargento Janete Schell Stand.
