Dipp diz que progresso pressupõe avanço social
A comunidade esteve significativamente representada na solenidade de abertura da Semana do Município, que assinala os 150 anos de instalação de Passo Fundo. A manhã iluminada ganhou brilho com a presença de público, em solenidade ao ar livre, defronte o centro administrativo municipal. Os hinos nacional e do Rio Grande foram interpretados pelo coral da UPF. Também presentes os cavaleiros do MTG.
O vereador Luiz Miguel Scheis, presidente do Legislativo municipal lembrou a responsabilidade em representar o Parlamento municipal neste momento da história, e destacou aspectos que caracterizam o novo rumo de Passo Fundo, predestinado como pólo de desenvolvimento.
O prefeito Airton Langaro Dipp, chamou atenção para a contribuição histórica na formação do município. “Todos nós estamos vivendo a satisfação de contemplar o quadro empolgante que é a cidade de Passo Fundo, e a riqueza de sua paisagem rural. Neste ano, a satisfação é ainda mais forte, ao iniciarmos a Semana de Comemorações dos 150 Anos desta Terra. É preciso lembrar que, a realidade deste cenário majestoso foi construída, também, pela dedicação e coragem de nossos antepassados”.
O Ciclo tecnológico
Mencionou etapas do desenvolvimento ao longo dos anos e as transformações que conduziram o município ao estágio de progresso. “Para crescer e atender essa liderança de Cidade Pólo, é preciso cuidar do desenvolvimento econômico e social. Neste sentido, ao assumirmos a gestão pública, decidimos enfrentar desafios urgentes, acionando estratégia de desenvolvimento que atenda à necessidade de emprego e renda”, manifestou-se o prefeito Dipp. Citou várias iniciativas: Pólo de Software, BSBIOS, e o projeto da Italac, que completarão um ciclo de produção e renda, mas também já colocaram Passo Fundo no seu momento altamente promissor, entre as dez melhores cidades brasileiras para se investir, entre os estados do Sul. “Está surgindo o CICLO TECNOLÓGICO, capaz de transformar a matriz produtora e multiplicar seu produto interno bruto, ligado diretamente a projetos da modernidade mundial”, assegurou o prefeito Dipp.
Apresentou como prioridade a extensão social dos recursos. E foi neste sentido, lembra, que a administração municipal reestruturou as escolas municipais, a partir da Inclusão Digital, dando instrumento também para uso das comunidades de bairros. A Escola do CEFET, totalmente gratuita, habilita o cidadão carente para o aperfeiçoamento profissional. O direcionamento social também aparece nas novas escolas, inclusive de tempo integral, todas da melhor qualidade, priorizando a educação. O projeto Universidade Popular, e Bairro Melhor, atendem diretamente os redutos mais carentes. A Habitação popular já entregou 700 novas moradias, do projeto PAR. Neste sentido, resumiu o prefeito Airton Dipp, “entendemos que o desenvolvimento é importante, quando abrange o sentido social”.
Marco dos 150 anos



