Livros e fotos em exposição na Academia de Letras
Assessoria de Imprensa
Além da exposição dos autores presentes na Biblioteca Pública Municipal, mais uma mostra está homenageando os autores passo-fundenses durante a Semana do Município. A Academia Passo-Fundense de Letras é a organizadora da exposição.
São cerca de 100 obras, desde antigas às contemporâneas. Um dos livros mais velhos é “A ação social da Igreja”, de Sante Umberto Barbieri, de 1938. O livro foi doado pelo autor para a academia, ainda quando esta se chamava Grêmio Passo-fundense de Letras. O nome Academia Passo-Fundense seria dado somente em 1961.
A secretária e membro da academia, Santina Rodrigues Dal Paz, valoriza a oportunidade, “queremos incentivar os novos autores, porque temos na cidade, muitos autores experientes e precisamos incentivar uma nova geração”. Acrescentou ainda, que é importante demonstrar para a comunidade o que realmente faz a academia, como funciona, e o que contribui para a cidade.
Todos os livros da exposição,que fazem parte das comemorações dos 148 anos da cidade, foram doados pelos próprios autores. Santina salienta que ainda é um número pequeno. Existem muitos outros que não chegaram até as mãos da Academia. São diversos autores locais, alguns não conhecidos.
Junto aos livros estão fotos antigas do município, nas quais a história de Passo Fundo pode ser contada e relembrada. A Academia passo-fundense de Letras está aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.
Livro mais antigo data de 1938.
