Os encontros inseridos na programação aconteceram em vários locais ao mesmo tempo

Depois de vários dias de aprendizado sobre temas diversos, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da Prefeitura de Passo Fundo se encerrou nesta sexta-feira, 15 de setembro, com uma palestra sobre trânsito seguro. Os encontros inseridos na programação aconteceram em vários locais ao mesmo tempo, como forma de descentralizar as ações e garantir o acesso do maior número de servidores.
Na tarde desta sexta-feira, o grupo que trabalha na sede da prefeitura participou da palestra realizada na área do pátio, onde, numa parceria com o CFC Autotec, debateu sobre segurança no trânsito. O tema, segundo um dos palestrantes, Leonardo Luís de Lima, é de extrema importância especialmente na atual vivência de individualismo vivida no trânsito de Passo Fundo.
No primeiro momento da palestra, Lima pediu ao grupo que respondesse sobre como enxergam o comportamento atual da população no trânsito. Nas respostas, a falta de gentileza e o comportamento individual foram os itens mais apontados. “O que mais vemos hoje são as pessoas agindo de forma individual, não respeitando a faixa de pedestres, parando em fila dupla, não ligando a seta. Está faltando cada um se colocar no lugar no outro e ter a consciência de que desde que o momento que sai de casa, seja a pé, de ônibus, de bicicleta, dirigindo, todos estamos no trânsito”, avalia. Com base nessas constatações, o palestrante sugeriu ao grupo uma nova forma de pensar, avaliando o que cada um deles pode fazer para melhorar o trânsito, cada um sendo um agente transformador.
Temas abordados
Esta edição da Sipat, segundo a secretária de Administração, Marlise Lamaison Soares, teve como tema o cuidado com quem cuida da cidade. Foi dessa forma que foi planejada toda a programação, que incluiu ainda os seguintes temas: educação ambiental, saúde integral, acidentes de trabalho, saúde e reconhecimento do processo de trabalho.
(Fotos: Glenda Vívian)