Corpo de Bombeiros inicia capacitação com servidores públicos
A prevenção contra incêndios e a proteção das pessoas em caso de algum acidente é o objetivo do curso que iniciou nesta quarta-feira na Prefeitura de Passo Fundo. Sendo oferecida pelo Corpo de Bombeiros, essa capacitação reunirá cinco grupos com 80 servidores cada, ao longo das próximas quartas-feiras.Nesta primeira aula, um grupo participou de uma aula teórica e logo após se dirigiu à um dos estacionamentos da Prefeitura, onde foram recepcionados com uma estrutura para um aulão prático de noções de primeiros socorros e procedimentos básicos para evitar acidentes. O comandante operacional dos Bombeiros de Passo Fundo, Major Gilcei Leal, explicou que existe uma grande preocupação com as escolas desde à década de 1990, quando um incêndio em uma escola de educação infantil no município de Uruguaiana vitimou oito crianças. Ele detalhou que em Passo Fundo já existe um intenso trabalho com as escolas municipais e estaduais, em que já foram colocados extintores e regularizadas as centrais de gás.
A técnica em Segurança do Trabalho da Prefeitura, Nair de Fátima Tauffer, frisou que agora, principalmente as escolas estão preparadas para o caso de algum imprevisto. “Não adianta termos extintores se os servidores não sabem o procedimento correto para operá-lo em caso necessário”, disse ela. Já a secretária de Educação, professora Vera Vieira, frisou que essa é mais uma ação que visa a melhoria na qualidade do atendimento dos alunos da Rede Municipal de Ensino: “O mais importante é que as nossas crianças estão seguras”, disse.
Na aula prática, eles foram divididos em três grupos, em que cada um deles participava de uma oficina simultânea: uma no caminhão de bombeiros, mostrando como funciona a parte hidráulica do veículo; outra em frente à ambulância, com noções de primeiros socorros; e uma para operar o extintor corretamente, oportunidade que os servidores fizeram uma simulação de como apagar o fogo de um botijão de gás. Após essa capacitação teórico-prática de cinco horas, os funcionários receberam um certificado com validade de quatro anos.
Na próxima quarta-feira, dia 18 de agosto, é a vez de outro grupo de servidores participar da capacitação.