BB disponibiliza serviços à Prefeitura

BB disponibiliza serviços à Prefeitura

A administração municipal participou, nesta quinta-feira pela manhã, de encontro com agentes do Banco do Brasil de Passo Fundo. O prefeito Airton Dipp, vice-prefeito Adirbal Corralo, secretários e diretores acompanharam a exposição feita pelo superintendente regional do BB, Nilvo Reinoldo Fries, e o gerente Sadi Orth. Participara do encontro também o gerente da agência local Jaime Braum e o gerente administrativo Adriano Maia.
A exposição salientou aspectos que interessam à administração municipal, relativos ao sistema de arrecadação, repasses, lançamentos, modernização administrativa tributária, licitações eletrônicas, planos de previdência, seguros patrimoniais e modalidades do serviço bancário de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Os gestores do BB destacaram linhas de crédito do convênio Cresce/RS com a FAMURS, e recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), para ampliação dos negócios na iniciativa privada mediante juros de 4,5% ao ano, em até 72 meses. Contatos neste sentido vêm sendo articulados com a participação do secretário do Desenvolvimento Econômico Marcos Cittolin, objetivando ampliar o número de investidores do município com aprovação de novos projetos de financiamento. Com isso, o BB e Prefeitura, desenvolvem parceria para facilitar empreendedorismo e geração de emprego.
Após as palestras de exposição sobre meios de acesso aos serviços do BB, o prefeito Airton Dipp agradeceu pelas informações disponibilizadas pela direção regional e da agência local. Salientou que a administração municipal pretende manter boa relação com o Banco, também por determinação constitucional que manda as prefeituras utilizarem preferencialmente os bancos oficiais. “Vamos trabalhar com bancos públicos, que são mais transparentes e apresentam melhores resultados para ao interesse comunitário”, assegurou o prefeito Dipp ao falar no encerramento do encontro. O prefeito disse que será utilizado o Banco para o movimento financeiro da prefeitura, mas será exigida a contrapartida em linhas de crédito para projetos comunitários e para o desenvolvimento econômico. O chefe do executivo demonstrou interesse pelo Pregão Eletrônico, obrigação de transparência e eficiência nas licitações das prefeituras.
O superintendente regional do BB, Nilvo Reinoldo Fries observou que o evento é de primeira magnitude e se referiu às presenças do prefeito e vice-prefeito com os secretários. Diz que a intenção é abrir opções e contribuir com a administração pública, para que tenha desempenho e adequação à LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). Referindo-se às possibilidades de ampliação das parcerias observou que no ano passado foram configurados apenas 34 projetos de financiamento por empreendedores com a participação da prefeitura, “atuação muito tímida diante das possibilidades de investimentos pela agência local do BB”. Lembrou que os financiamentos liberados em Passo Fundo equivalem-se aos recursos liberados em São José do Ouro, município bem menor.
O prefeito Dipp recomendou aos secretários que procurem informar-se mais detalhadamente das opções que oferece o Banco, de acordo com os diferentes interesses dos setores de administração.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 3 de fevereiro de 2005.