No último sábado, dia 19 de outubro, as Unidades de Saúde de Passo Fundo estiveram abertas em horário especial para o Dia D da Campanha Outubro Rosa, promovida pela Prefeitura por meio […]
No último sábado, dia 19 de outubro, as Unidades de Saúde de Passo Fundo estiveram abertas em horário especial para o Dia D da Campanha Outubro Rosa, promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde. A ação teve como objetivo intensificar os atendimentos voltados à saúde da mulher, promovendo a prevenção e a conscientização sobre a importância do autocuidado.
A secretária de Saúde, Cristine Pilati, destacou o sucesso do Dia D da Campanha Outubro Rosa, que tem como principal foco conscientizar as mulheres sobre a importância dos cuidados preventivos e facilitar o acesso aos serviços de saúde. “A campanha continua ao longo de outubro, com diversas ações em prol da saúde feminina”, destaca a secretária.
Durante esse único dia, 2.155 mulheres foram atendidas, totalizando 2.997 procedimentos realizados. Os serviços incluíram a coleta de 482 exames citopatológicos (preventivos) e a solicitação de 127 mamografias, fundamentais para a detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero. Além disso, 285 testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) foram realizados.
Os atendimentos médicos somaram 165 consultas, enquanto 186 mulheres passaram por avaliação odontológica. A campanha também ofereceu auriculoterapia, atendendo 78 pessoas, e avaliou a situação vacinal de 39 mulheres.
Outros serviços realizados no Dia D incluíram 633 atendimentos de enfermagem e a pesagem de 393 beneficiárias do programa Bolsa Família. O evento também proporcionou momentos de autocuidado e bem-estar, com 609 atendimentos em atividades como escalda-pés, reiki, práticas corporais, grupos de conversa e embelezamento.