Passo Fundo terá mudança na vacinação contra a Covid-19

Município reorganizou as aplicações nas unidades de saúde com o andamento da vacinação com o reforço bivalente

A partir da próxima semana, Passo Fundo terá uma alteração na vacinação contra a Covid-19. Devido ao andamento das aplicações do imunizante bivalente, o Município reorganizou as salas de vacinação: enquanto as doses de reforço bivalentes serão mantidas em 19 unidades de saúde, as monovalentes passarão a ser disponibilizadas somente em seis locais.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Vigilância em Saúde, Marisa Zanatta, a modificação tem como objetivo otimizar as aplicações e evitar o desperdício de doses. “Organizamos a mudança em decorrência de dois fatores: as unidades estão sendo abastecidas com as doses bivalentes; além disso, temos registrado uma baixa procura pelas monovalentes e, como elas vêm em frascos, precisamos concentrar a procura em algumas unidades para que não haja desperdícios”, considera.

Marisa destaca, ainda, que é fundamental que a população verifique a carteirinha e complete o esquema vacinal. “Temos mantido uma média alta de casos ativos, que hoje está em 1.100. Embora sejam casos leves, orientamos que as pessoas façam a vacina que está disponível”, pontua.

Como ficará a vacinação

Vacina bivalente
De segunda a sexta-feira
Cais São Cristóvão, Cais Petrópolis, Cais Vila Luíza, Cais Hípica, Cais Boqueirão, Ambulatório de Especialidades, ESF Nenê Graeff, ESF Zachia, Ambulatório São José, ESF Donária/Santa Marta, ESF São Luiz Gonzaga, ESF Adirbal Corralo, ESF Planaltina, ESF São Cristóvão, ESF Adolfo Groth, ESF Jaboticabal, UBS Vila Nova, UBS Parque Farroupilha e Central de Vacinas.

ESF, UBS e ambulatórios: das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30
Cais e Central de Vacinas: das 8h às 18h
Cais Petrópolis: de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30

Sábados
Cais São Cristóvão, Cais Petrópolis, Cais Vila Luíza, Cais Hípica, Cais Boqueirão
Das 8h às 11h

Vacina monovalente
Segunda a sexta-feira
Cais São Cristóvão, Cais Petrópolis, Cais Vila Luíza, Cais Hípica, Cais Boqueirão e Central de Vacinas
Cais e Central de Vacinas: das 8h às 18h
Cais Petrópolis: de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30

Sábados
Cais São Cristóvão, Cais Petrópolis, Cais Vila Luíza, Cais Hípica, Cais Boqueirão
Das 8h às 11h

Recomendação
Como a vacina monovalente estará disponível nas 19 unidades de saúde com sala de vacinação para Covid-19 até esta sexta-feira (31), a orientação é que a população que precise recebê-la e queira ter mais facilidade no acesso se dirija a um destes locais para completar o esquema.