Prefeitura inaugura nova emergência do Hospital Municipal

O Hospital Municipal foi inaugurado em 1959, abrindo os atendimentos para a população em 1960. Hoje, 62 anos após o início das atividades, passa pela maior obra estrutural de sua história. Desde […]

O Hospital Municipal foi inaugurado em 1959, abrindo os atendimentos para a população em 1960. Hoje, 62 anos após o início das atividades, passa pela maior obra estrutural de sua história. Desde 2018 a Prefeitura está executando um projeto que garantirá condições adequadas e modernas para a prestação dos serviços e acolhimento dos pacientes.

Nesta sexta-feira (17), a Prefeitura de Passo Fundo inaugurou a nova emergência da instituição para o atendimento da população a partir da próxima segunda-feira (20). Três vezes maior que a antiga, a unidade foi totalmente equipada para receber as situações de urgência e emergência. “Sem dúvidas, a nova emergência era uma das principais necessidades. E, agora, ela conta com toda a estrutura e equipamentos que, além de qualificarem o trabalho dos profissionais de saúde, promoverão um melhor acolhimento para as pessoas que precisam dos atendimentos”, afirmou o prefeito Pedro Almeida, enfatizando que o espaço em que a emergência funcionava poderá ser utilizado para o Hospital Dia da Criança, que está sendo construído.

Agora, com mais de 750 metros quadrados, a emergência possui seis consultórios, sala de leitos de observação adulto, leitos de isolamento, salas de apoio e de espera e a formatação de um fluxo de atendimento mais ágil. Ainda, recebeu equipamentos como raio-x e ultrassom móveis, bombas de infusão, cardioversor, focos auxiliares, monitores multiparâmetros,  ventilador pulmonar, aspiradores, entre outros. Além disso, foram contratados novos profissionais: de 15 enfermeiros selecionados, 5 já assumiram; mais 4 médicos aprovados em processo seletivo realizado no fim de 2021 já foram contratados e outros  estão sendo chamados, com o aumento da contratação de horas médicas, que passaram de 1.629 para 2.300 mensais.

Durante a abertura oficial do espaço para a população, o prefeito, João Pedro Nunes, destacou que a nova estrutura trará muitas melhorias ao atendimento dos pacientes e ao trabalho dos profissionais. "A obra torna o hospital uma referência para os serviços de baixa e média complexidade, qualificando a saúde pública de Passo Fundo", disse. Também estiveram presentes no ato o presidente da Câmara de Vereadores, Evandro Meireles, e o deputado estadual Mateus Wesp, representando a Assembleia Legislativa do Estado.

O projeto do Hospital Municipal, no entanto, vai muito além da emergência e da reforma externa, que fois concluída em 2020. As obras abrangerão todos os seus setores. No ano passado, foram captados os recursos que deram condições para a recuperação do complexo hospitalar. No total, estão sendo investidos nas obras cerca de R$ 20 milhões, incluindo recursos próprios do Município, investimentos do Governo do Estado e recursos de emendas parlamentares.

Conforme explica a arquiteta responsável, Larissa Rezende, as intervenções, que compreendem reformas e ampliações, são executadas em etapas a fim de que a instituição continue em funcionamento. “O Município está recuperando um hospital que não parou de fazer atendimentos. Por isso, fizemos uma setorização até que 100% da instituição seja reformada”, considerou.

Mesmo com as obras, os atendimentos estão em crescimento no hospital, como avalia o diretor geral, Roger Teixeira Borges. “Antes da pandemia, a média diária de atendimentos era de 180 pessoas. Agora, o hospital tem registrado uma procura superior a 300 pessoas diariamente. A qualificação da estrutura e a contratação de profissionais comprovam a importância do Hospital Municipal para a população de Passo Fundo”, mencionou.

Entenda as obras
As obras do Hospital Municipal tiveram início em 2018. Confira o que já foi feito, o que está em andamento e o que está sendo licitado:

1ª etapa – concluída
Reforma e ampliação dos setores de apoio logístico, central de gases medicinais e abrigo de resíduos; requalificação do passeio público; do estacionamento e das fachadas; entrega do setor de enfermaria.

2ª etapa – concluída
Nova emergência.

3ª etapa – em andamento
Hospital da Criança; reforma do telhado do bloco cirúrgico.

4ª etapa – em andamento
Reforma e ampliação do Centro de Diagnóstico.

5ª etapa – em andamento
Ampliação do setor administrativo e da farmácia interna.

6ª etapa – em andamento
Ampliação dos setores de apoio logístico; gerador.

7ª etapa – em processo licitatório
Reforma do Centro Cirúrgico, Central de Materiais esterilizados e Agência Transfusional.

8ª etapa – em processo licitatório
Reforma da ala de internação e telhado.

9ª etapa – em processo licitatório
Reforma dos setores de serviço, nutrição e dietética, almoxarifado, arquivo e manutenção.

10ª etapa – em processo licitatório
Reforma do ambulatório e laboratório de análises clínicas.

Fotos: Michel Sanderi