Prefeitura fará mais um Mutirão de Oftalmologia

Nesta nova fase da iniciativa, deverão ser feitos 1,7 mil atendimentos, entre consultas oftalmológicas e cirurgias de catarata

A fim de acelerar atendimentos de pessoas que aguardam por consultas oftalmológicas e cirurgia de catarata, a Prefeitura de Passo Fundo fará mais um Mutirão de Especialidades na área. A estimativa é que sejam realizados 1,7 mil atendimentos nesta nova fase da iniciativa.
O prefeito, Pedro Almeida, destacou que o Município está indo além da sua responsabilidade para garantir serviços à população. “A Prefeitura tem concentrado esforços para solucionar as elevadas demandas por consultas de média complexidade, competência do Estado. Foi por essa razão que criou o Mutirão de Especialidades, que já chegou a diversas áreas e será realizado mais uma vez na Oftalmologia”, afirma.
O Mutirão de Especialidades foi implementado em 2021, tendo como projeto-piloto a Oftalmologia e efetivando aproximadamente 2 mil atendimentos. Mais tarde, foi estendido para Cardiologia, Neurologia, Cirurgia Pediátrica e Cirurgia de Catarata.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Cristine Pilati, o foco é atender pessoas que aguardam na fila. "Embora seja um mutirão para acelerar o atendimento de quem está há algum tempo aguardando, também terá consequência para as pessoas que estão entrando agora para a espera, já que elas que poderão ser atendidas mais rapidamente por conta da redução da fila”, avalia, enfatizando que serão oferecidas 1,5 mil consultas e 200 cirurgias de catarata.
Para viabilizar os atendimentos, será aberto um novo credenciamento para  pessoas jurídicas interessadas em disponibilizar os serviços. O processo deverá ter início ainda neste mês.

Teleatendimento oftalmológico
Também pensando em agilizar os serviços oftalmológicos para a população, Passo Fundo conta com o teleatendimento. A iniciativa faz parte do Programa de Apoio e Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI – SUS) e acontece com a parceria do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre. Na cidade, o projeto funciona com intermédio da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Farroupilha, mediante encaminhamentos feitos por outras unidades de saúde do Município.
Nesta semana, Dorvalino Lima da Rosa, de 80 anos, foi acompanhado pela esposa, Eliane de Aquino da Rosa para uma consulta. Ele usa óculos há 30 anos e vinha sentindo dificuldade para enxergar. Eles foram até a unidade do Bairro Jerônimo Coelho, onde residem, e, então, direcionados para a UBS Farroupilha. "Fomos no médico na quarta-feira da semana passada e já fomos atendidos nesta semana. No início, achei estranho não ver o médico ao vivo, mas gostei bastante. O atendimento foi muito rápido e bom", contou.
Para a inserção no projeto, são avaliados os casos que podem ser resolvidos à distância e os exigem consulta presencial. São atendidas crianças a partir de oito anos e adultos com qualquer dificuldade de visão.
O médico da unidade de saúde envia uma solicitação via sistema e uma equipe do TelessaúdeRS-UFRGS efetua o agendamento com o paciente. O exame é realizado remotamente pelos oftalmologistas do projeto, com apoio presencial da equipe.
O paciente já sai com o resultado impresso. O laudo também é enviado pela plataforma para o médico solicitante, com recomendações de conduta. Diante da necessidade de lentes corretivas, os óculos serão fornecidos sem custo.

Foto: Michel Sanderi