Ícone

Secretaria de Saúde


Prevenção da Dengue

Ações contra o mosquito transmissor

Em 2023, a cada 200 residências, 3 apresentavam focos de Mosquito da Dengue em Passo Fundo. Dos 106 mil imóveis da cidade, 1.590 haviam focos do Mosquito Aedes Aegypti. Passo Fundo, em 2023, confirmou 846 casos de Dengue.

Em 2024, esperamos não registrar tantos casos no Município de Passo Fundo e no Estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, precisamos fazer o tema de casa: Então, tudo que for pote, vasilha, balde, ou qualquer objeto, que desprezado a céu aberto, ou em ambientes cobertos, possa ser instrumento para acumular  água  parada, devem ser eliminado ou protegidos e tampados. Com ações básicas como estas, em casa e nos locais de trabalho, estaremos contribuindo para proteção coletiva. Faça sua parte ,e converse com seu Vizinho. Você pode ajudar no combate à dengue com pequenos cuidados:

Sintomas da dengue

A dengue pode provocar sintomas como dores de cabeça e no corpo, mal-estar, dor no fundo dos olhos e manchas avermelhadas na pele. Por ser uma doença com risco de morte, é fundamental que qualquer suspeita seja notificada e comunicada imediatamente à Vigilância Epidemiológica.

A Prefeitura de Passo Fundo está reforçando as medidas de prevenção contra a dengue e pede a colaboração de toda população no combate ao mosquito Aedes Aegypti. A mobilização coletiva é fundamental em decorrência do elevado número de casos confirmados da doença.


#MosquitoNão

Um simples mosquito pode marcar uma vida, um simples gesto pode salvá-la. Elimine os criadouros do mosquito da dengue, zika e chikungunya.

Conheça a história de vidas marcadas por essas doenças nas redes sociais:

Consulte também:


Contato Prefeitura de Passo Fundo

Secretaria Municipal de Saúde
Núcleo de Vigilância Ambiental em Saúde
vigambiental@pmpf.rs.gov.br
(54) 3312 2972 e (54) 3046 0073