Ícone

Secretaria de Saúde


1. Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador e Ambiental em Saúde

1.1 Vigilância Ambiental em Saúde

Desenvolvem ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle dos riscos e das doenças ou agravos, em especial as relativas a vetores, reservatórios e hospedeiros, animais peçonhentos e qualidade da água destinada ao consumo humano.

Está estruturada de modo a facilitar a identificação de fatores de riscos biológicos e fatores de risco não biológicos.

Vigilância Ambiental dos Fatores de Riscos Biológicos

Desenvolve atividades relacionadas a:

A – Vigilância dos Riscos à Saúde por Vetores
Desenvolve atividades de vigilância dos vetores e hospedeiros transmissores de: Dengue, Doença de Chagas, Febre Amarela, Febre do Nilo, Leishmaniose, Filariose e Oncocercose, com mapeamento das áreas de risco.

Dengue – O Programa de Vigilância do Aedes aegypti, segue as Diretrizes Nacionais do Ministério da Saúde, que devem ser priorizadas pelos gestores. No município as atividades são realizadas pelos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e supervisores de equipe.

Programa de Controle dos Borrachudos (Simulium Sp) – O Programa Estadual de Controle está implantado no município, assessorado pelos técnicos do Estado, repassando tecnologia e capacitando as equipes dos municípios quanto ao uso adequado do biolarvicida (BTI).

B – Vigilância dos Riscos à Saúde por Reservatórios, Hospedeiros e Animais Peçonhentos
Desenvolve atividades ambientais relacionadas aos reservatórios ou hospedeiros da Raiva, Hantaviroses, Leptospiroses e os Acidentes com Animais Peçonhentos.

Vigilância Ambiental dos Fatores de Riscos não Biológicos

Desenvolve ações integradas de saúde, adotando medidas de promoção e vigilância em saúde das populações. Engloba os componentes: água, ar e solo, através da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIÁGUA), Vigilância de Populações expostas aos Poluentes Atmosféricos (VIGIAR), Vigilância de Populações expostas a Solo Contaminado (VIGISOLO).

VIGIÁGUA – A Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano consiste no conjunto de ações adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública para garantir à população o acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade estabelecido na legislação vigente (Portaria MS nº 2.914/2011), como parte integrante das ações de prevenção dos agravos transmitidos pela água e de promoção à saúde, previstas pelo SUS. As informações do Cadastramento das fontes e formas de abastecimento de água utilizadas pela população (atualizados anualmente), bem como os dados de Controle e de Monitoramento da Qualidade da Água são inseridos no Sistema de Informação da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano – SISÁGUA e fornecem subsídios para os processos de planejamento, gestão e avaliação de políticas públicas relacionadas à vigilância em saúde ambiental, visando à prevenção de riscos à saúde decorrentes do consumo de água.

Contato

Telefones: (54) 3046-0073 / Denúncia Dengue: (54) 99654-1444

E-mail: vigambiental@pmpf.rs.gov.br

1.2 Vigilância em Saúde do Trabalhador

Registro e Notificações de acidente e doenças do trabalho; Orientações sobre saúde e segurança do trabalho; Estabelecimento de nexo causal; Acompanhamento de acidentes biológicos; Investigação de acidente de trabalho fatal; Inspeções em Ambientes de Trabalho; Atividades Educativa/Preventiva; Avaliação e monitoramento dos indicadores.

Contato

Telefone: (54) 3046-0164

E-mail: vigtrabalhador@pmpf.rs.gov.br