Ícone

Secretaria de Saúde


Assistência Farmacêutica

Setor responsável pela distribuição de medicamentos a população

 O Núcleo de Assistência Farmacêutica é o departamento responsável pela coordenação de todos os processos relacionados com os medicamentos do município, desde a aquisição até distribuição para os usuários. Sua missão é proporcionar a saúde através de um atendimento farmacêutico especializado, com medicamentos de qualidade. Tem foco na garantia da segurança do usuário, realizando uma dispensação personalizada com orientações sobre o tratamento, atendendo com ética, respeito e responsabilidade. Seu quadro de farmacêuticos é formado por profissionais pós-graduados, mestres e doutores.

O município de Passo Fundo possui  14 Farmácias Básicas, uma Farmácia móvel (Farmácia Mais Perto), uma Farmácia de Medicamentos Especiais (FME) e uma Farmácia no Serviço de Atendimento Especializado. A Farmácia Central 24 horas atende os usuários 24 horas por dia e 7 dias por semana.

As farmácias básicas e a Farmácia Mais Perto dispensam de forma gratuita todos os medicamentos da Relação Municipal de Medicamentos (REMUME). Já a Farmácia de Medicamentos Especiais (FME) atende as listas de medicamentos Especiais e Especializados, os quais são enviados pelo Governo Estadual e Federal respectivamente.


Informações importantes sobre as Farmácias Municipais

Farmácias Municipais

Relação Municipal de Medicamentos

Datas de Balanço – Farmácias Fechadas

Medicamentos em Falta

Processos de Compra


A Farmácia Mais Perto é um programa de governo que proporciona acesso aos medicamentos da rede básica para a população que reside em bairros e localidades mais distantes e que ainda não possuem uma farmácia pública. O cronograma pode ser conferido no link abaixo:

Farmácia Mais Perto – Cronograma


Com o objetivo de qualificar a assistência farmacêutica municipal, bem como garantir que as decisões tomadas tenham um embasamento técnico, ético e transparente, o município possui uma Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), a qual atua para garantir as boas práticas farmacêuticas e a segurança dos pacientes. As decisões da CFT são expostas através de Normativas. 

Comissão de Farmácia e Terapêutica

Prescrição para tratamento de H. pylori

Prescrição de Ceftriaxona


Através da Lei Estadual nº 15.339 de 02 de outubro de 2019 e conforme a Normativa nº 5/2021 da Comissão de Farmácia e Terapêutica do município, foi instituído o Programa Solidare – Farmácia Solidária – Conscientização e Doação. As doações de medicamentos (sobras de tratamentos e amostras grátis) podem ser feitas na Farmácia Central. Os medicamentos disponíveis estão descritos no link abaixo:

Farmácia Solidária


A Farmácia de Medicamentos Especiais, disponibiliza, através de processos administrativos, os medicamentos dos componentes Especial e Especializado , os quais podem ser solicitados pelo próprio usuário.

Farmácia Digital da Secretaria Estadual da Saúde


A população e os profissionais da área da saúde ou afins podem dar sugestões para o serviço através do e-mail nucleoassistenciafarmaceutica@pmpf.rs.gov.br ou pelo telefone 54-3316-1000 ramal 1033.