Prefeitura deu início aos atendimentos no Hospital Dia da Criança nesta sexta-feira

Unidade funciona durante 24 horas junto ao Hospital Municipal e foi equipada para oferecer um atendimento qualificado às crianças

Unidade funciona durante 24 horas junto ao Hospital Municipal e foi equipada para oferecer um atendimento qualificado às crianças

O Hospital Dia da Criança foi aberto pela Prefeitura à população nesta sexta-feira (4). A unidade funcionará durante 24 horas junto ao Hospital Municipal e foi equipada para oferecer um atendimento qualificado às crianças de 0 a 12 anos.

Logo pela manhã, aproximadamente 30 consultas médicas foram realizadas. Isabele, de 9 anos, foi uma das primeiras crianças atendidas na nova unidade. Ela foi levada pelo pai, Rodrigo, apresentando dores no corpo, vômito e febre. Após passar pela triagem, foi avaliada pelo médico pediatra e teve a orientação de tratamento. “Acho muito bom termos este espaço. Nos sentimos bastante confortáveis. O atendimento foi efetivo”, relata o pai.

O Hospital Dia da Criança fica junto ao Hospital Municipal e tem uma área de 650 metros quadrados. A estrutura contempla sala de espera, sala de triagem, sala vermelha, quatro consultórios, duas salas de observação com capacidade total de sete leitos, quarto de isolamento e ambientes de apoio para o funcionamento da área. Todos os espaços foram planejados para acolher as crianças, contribuindo com uma melhor aceitação ao tratamento e a adaptação ao ambiente hospitalar.

O local é destinado a consultas e internações curtas de baixa complexidade e, conforme a secretária de Saúde, Cristine Pilati, ampliará significativamente a capacidade de atendimentos pediátricos. “Passamos de um momento pré-pandêmico, quando fazíamos um atendimento de 650 crianças por mês, para um momento pós-pandêmico com uma média de quase três mil crianças atendidas mensalmente. Então, nós precisávamos de um local qualificado para esse tipo de atendimento e que pudesse aumentar o número de crianças atendidas simultaneamente. Antes, conseguíamos atender 4 crianças ao mesmo tempo e, com a nova estrutura, subimos para 15”, explicou.

Os serviços contam com 34 médicos e uma equipe de enfermagem composta por 20 profissionais, que atuam em escala. A secretária de Saúde lembra os esforços aplicados pelo Município para o fechamento das horas de atendimento à população. “Realizamos inúmeros concursos para pediatras, inclusive, oferecendo um valor superior por hora de trabalho. Além disso, o Município conseguiu tornar lei a possibilidade de clínicos gerais e médicos da família poderem fazer plantão no Pronto Atendimento. Isso vai permitir uma escala completa no Hospital Dia da Criança”, pontuou.

Para a enfermeira Mônica Blanco, uma estrutura acolhedora e as escalas preenchidas irão melhorar significativamente os atendimentos prestados à população. “São conquistas muito importantes. Conseguimos dar qualidade aos serviços. Os pacientes ficam mais confortáveis e a equipe mais organizada e tranquila por saber que está fazendo um serviço efetivo para as pessoas”, disse.

Como fica o Cais São Cristóvão
O Pronto Atendimento Pediátrico estava operando de forma temporária no Cais São Cristóvão. Agora, os serviços às crianças são realizados exclusivamente no Hospital Dia da Criança.

Com a transferência, o Cais será readaptado para o retorno dos atendimentos habituais. No dia 14 de novembro, a unidade voltará a atender toda a população nas áreas de clínica geral, cardiologia, vascular, ginecologia, farmácia e vacinação.

Fotos: Michel Sanderi