Prefeitura inaugura farmácias em unidades de saúde dos bairros Professor Schisler e Santo Antônio da Pedreira

Espaços inaugurados na ESF Adolfo Groth e UBS Santo Antônio da Pedreira fazem parte de um projeto amplo que busca levar farmácias para diversos pontos da cidade, facilitando o acesso a medicamentos pela população. O plano também contempla a mudança de local da farmácia 24 horas, que vai passar a funcionar na Farmácia Central

A Prefeitura de Passo Fundo está implementando um projeto que busca facilitar ainda mais o acesso de medicamentos pela população. Uma das estratégias é a abertura de farmácias em unidades de saúde localizadas em diferentes pontos da cidade. Nesta terça-feira (13), as duas primeiras deste plano foram inauguradas na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Adolfo Groth, que fica no bairro Professor Schisler e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santo Antônio da Pedreira. A partir de agora, são oferecidos em 12 locais e no serviço de farmácia móvel, de forma gratuita, todos os medicamentos disponibilizados pelo Município.

O prefeito Pedro Almeida, esteve na ESF Adolfo Groth durante a manhã desta terça-feira (13) para conversar com a comunidade, apresentar o novo espaço e falar sobre o projeto de expansão das farmácias. “Estamos ampliando a nossa área de farmácia, entendendo a necessidade de as pessoas terem mais praticidade para obter os medicamentos que precisam. Com essas duas unidades, chegamos a 11 farmácias em unidades de saúde, nos bairros. Além disso, temos a Farmácia Central, que também vai ser readequada para funcionar durante 24 horas, e a Farmácia Móvel, que vai até as unidades que não possuem farmácia interna”, afirmou.

Conforme a secretária de Saúde, Cristine Pilati, o objetivo é, sobretudo, levar farmácias para os pontos extremos da cidade. “Estas farmácias da ESF Adolfo Groth e da UBS Santo Antônio da Pedreira vão atender muitos bairros do seu entorno. Teremos farmácia, ainda, no Bairro São José e estudamos a viabilidade de uma no Jardim América”, enfatizou.

Serviços mais próximos das pessoas
Para os moradores, a notícia da nova farmácia foi bem recebida. A dona Damascena Terezinha Martins Boeno, de 65 anos, aproveitou o momento de inauguração da ESF Adolfo Groth para retirar os medicamentos de uso contínuo para a pressão alta e a diabetes e destacou que o local vai fazer a diferença. “Eu moro bem pertinho daqui, a três quadras. Antes, eu tinha que ir na Cohab ou aproveitava quando saía de casa para fazer outra coisa e buscava os medicamentos no caminho, porque era longe. Ficou muito bom pra gente ter a farmácia aqui. Vim hoje mesmo”, contou.

Além de mais unidades para a retirada de medicamentos, o projeto contempla uma mudança de local da farmácia 24 horas, que passará a funcionar temporariamente na Farmácia Central até a inauguração da farmácia do Hospital Municipal. Com os últimos ajustes em execução, essa alteração deverá acontecer já na próxima semana. “Atualmente, temos uma unidade 24 horas anexada na área externa do Hospital Municipal, em um contêiner, que cumpriu a sua necessidade na pandemia. Ela será transferida para a Farmácia Central, que é de fácil acesso, próxima a paradas de ônibus, segura e monitorada e, ainda, possui todos os medicamentos fornecidos pelo Estado em larga escala. Essa alteração permanecerá até o término da obra da farmácia do Hospital Municipal, que vai operar em tempo integral”, considerou a secretária.

Em números, entre janeiro e novembro de 2022, o Município forneceu 29,4 milhões de medicamentos e materiais para a população, sendo 3,6 milhões pela farmácia 24 horas. O investimento para a aquisição dos mesmos chegou a R$ 9,6 milhões.

Para tornar possível a expansão das farmácias, a Prefeitura contratou mais profissionais farmacêuticos e auxiliares. Conforme o prefeito, o esforço em várias frentes busca qualificar ainda mais a rede municipal de saúde. “A saúde é uma área que tem o olhar sensível do nosso governo. Mais do que oferecer possibilidades, queremos que o atendimento seja humanizado”, pontuou.

Farmácia Mais Perto
Para atender os usuários de unidades de saúde que não dispõe de farmácia, a Prefeitura oferece a Farmácia Mais Perto. Uma unidade móvel vai até essas unidades, seguindo um cronograma, para levar até a comunidade a lista básica disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Neste ano, foram dispensados por meio do programa 1,06 milhão de medicamentos.

O calendário é de segunda a sexta-feira e abrange dois locais por dia, um no turno da manhã e outro no turno da tarde. Os profissionais fazem a entrega dos medicamentos e orientam o uso correto.
De acordo com a secretária de Saúde, Cristine Pilati, a van oferece todos os medicamentos disponíveis na Farmácia Central, ou seja, os que constam nas listas do Município e do Estado. “O calendário mensal é variável e sempre divulgado na metade do mês atual com os atendimentos do mês subsequente. Ele fica disponível em todas as unidades de saúde para ser verificado pelas pessoas e também no site da Prefeitura”, salientou, enfatizando que o paciente precisa portar o cartão SUS e receita válida para fazer a retirada.

Unidades de dispensação de medicamentos do município
- FARMÁCIA CENTRAL
- CAIS PETRÓPOLIS