Passo Fundo vacina toda a população contra a gripe

Município abriu a vacinação para o público geral nesta segunda-feira (6). Aplicações são feitas em 25 unidades de saúde

Apesar da chuva, nessa segunda-feira (6), mais de duas mil pessoas buscaram as unidades de saúde do município para fazer a vacina contra a gripe. Este é o primeiro dia de vacinação aberta para toda a população de Passo Fundo.

Fabiano Santini, de 45 anos, foi cedo até o Cais Vila Luíza para receber a dose anual. “Eu fiquei sabendo pela internet que a vacina já está disponível. Vim com a minha namorada porque julgamos importante garantir a proteção”, comentou.

A secretária de Saúde, Cristine Pilati, destaca que o reforço é necessário para evitar quadros graves de Influenza, uma vez que a vacina é atualizada com as cepas que estão em maior circulação. “O vírus da gripe consegue se modificar frequentemente. Sendo assim, a população deve fazer o reforço todos os anos. Conforme resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as vacinas Influenza trivalentes utilizadas no Brasil desde fevereiro deste ano apresentam três tipos de cepas de vírus em combinação, sendo Influenza A Victoria (H1N1), Influenza A Darwin (H3N2), Influenza B Áustria - linhagem B Victoria”, mencionou.

Também pensando na proteção, Lourdes Scharnberg, de 59 anos, fez a vacina logo que a campanha foi estendida para todas as pessoas. “Estamos saindo de uma pandemia que não conhecemos as consequências. Tudo o que está disponível para a nossa proteção precisamos fazer, por nós mesmos e pelas outras pessoas. Isso é saúde coletiva. A vacina está ao alcance de todos e é gratuita. Não há por que não fazê-la”, mencionou.

A vacinação contra a gripe é realizada para todas as pessoas com mais de seis meses em 25 unidades de saúde. Conforme a coordenadora de Vigilância em Saúde, Marisa Zanatta, a expectativa é que a cobertura seja ampliada significativamente. “A meta é atingirmos 90%. Até o dia 1 de junho, quando foi feita a última atualização no site do Estado, Passo Fundo tinha 51,5% de cobertura dos grupos prioritários. É um percentual acima do Estado, que registrava 49,7%. Vamos continuar trabalhando a conscientização da população para que faça a vacina”, disse.


Locais de vacinação
- Ambulatório de Especialidades
- Cais Hípica
- Cais Boqueirão
- Cais Vila Luíza
- ESF Adriana Lírio
- ESF São José
- ESF São Luiz Gonzaga
- ESF Adolfo Groth
- ESF Donária / Santa Marta
- ESF Mattos
- ESF Nenê Graeff
- ESF Jerônimo Coelho
- ESF Planaltina
- ESF São Cristóvão
- ESF Valinhos
- ESF Ricci
- ESF Zachia
- ESF Adirbal Corralo
- ESF Jaboticabal
- ESF Caic Edu Azambuja
- UBS Parque Farroupilha
- UBS Ivo Ferreira
- UBS Jardim América
- UBS Vila Nova / Santa Maria
UBS, ESF e Ambulatórios funcionam das 8h às 11h30 e das 13h às 16h. Já os Cais, das 8h às 16h.

Trabalhadores da Saúde também podem ser vacinados na Central de Vacinas, que funciona na Rua Uruguai, 667, Centro, das 8h às 17h30.


Vacinação contra a Influenza e contra a Covid-19
A Campanha de Vacinação Contra a Influenza coincide com a realização da vacinação contra a Covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas contra a Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação na população a partir de 12 anos de idade.
No entanto, é importante que seja priorizada a administração da vacina Covid-19 para as crianças de cinco a 11 anos de idade contempladas nos grupos prioritários para a Influenza. Nestas situações, deve-se respeitar o intervalo mínimo de 15 dias entre as vacinas.

Campanha contra o sarampo
Também está acontecendo a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. As unidades de saúde estão vacinando as crianças de seis meses a cinco anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias), além dos trabalhadores da saúde com esquema incompleto. Para fazer a vacina, é necessário apresentar a carteirinha de vacinação. Os profissionais da saúde devem, ainda, comprovar a função exercida.

Fotos: Michel Sanderi