Prefeitura abre novo modelo de contratação de pediatras com foco nos fins de semana

A Prefeitura de Passo Fundo abrirá um novo processo seletivo para a contratação de pediatras, enfermeiros e técnicos em Enfermagem na próxima semana. A ação faz parte de um pacote de medidas que visam absorver o crescente aumento da demanda por atendimentos registrado no Pronto Atendimento Pediátrico (PAP). O foco é, sobretudo, viabilizar agilidade nos serviços durante os fins de semana.

O prefeito, Pedro Almeida, avalia que o chamamento emergencial ampliará o número de profissionais para o fechamento das escalas na unidade diante de uma nova realidade de volume de atendimentos. “O Município está atento ao aumento da procura por consultas no PAP e está agindo para promover o acolhimento das famílias. A Prefeitura já havia encaminhado para a Câmara um Projeto de Lei autorizando esse novo processo, que foi aprovado e publicado nesta quarta-feira, tornando as contratações possíveis”, afirmou. O prefeito, que está em Brasília na Marcha dos Prefeitos, participou de reunião com as equipes de governo e determinou agilidade na abertura o edital.

De acordo com a secretária de Saúde, Cristine Pilati, neste momento, são realizados os últimos ajustes para a publicação do edital. “A Secretaria já está com o processo e fará a redação do edital e a publicação da comissão julgadora, que é quem vai analisar todas as documentações enviadas pelos profissionais interessados. Após isso, então, o edital será publicado”, justificou.

A contratação dos novos pediatras deverá suprir uma escala de 2.405 horas mensais, que representam 40% a mais da efetuada atualmente. Para isso, serão contratados, no mínimo, 18 médicos da área. Ainda, serão efetivados 9 enfermeiros e 16 técnicos em Enfermagem.

Este é um novo modelo de processo, em que a Prefeitura reajustou os valores oferecidos para atrair pediatras da região. "Nos dias da semana, o Município pagará R$ 145 pela hora diurna. Nos fins de semana, R$ 160. Já a hora noturna será de R$ 180 em todos os dias. Essa é uma alternativa para trazermos pediatras para o atendimento da população", avaliou Cristine.

A secretária de Saúde pondera que o fluxo dos pacientes varia segundo a etiqueta de gravidade. “Os atendimentos são divididos por cores, que dão preferência para casos que necessitam de intervenção mais rápida”, considerou.

Ainda conforme Cristine, há dias e horários que registram a maior procura. “Por conta dos fins de semana, a segunda-feira é o dia com maior movimento. Já os horários das 18h às 22h costumam concentrar a maior espera, que é justamente quando a maioria das famílias deixou o trabalho e está em casa”, pontuou.

Aumento da demanda
A demanda por atendimentos pediátricos na rede municipal de saúde cresceu de forma exponencial. Com isso, também foi elevado o tempo de espera por consultas no Pronto Atendimento Pediátrico (PAP), que funciona no Cais Fragomeni. Se, em janeiro de 2021, foram feitas 690 consultas, somente em abril deste ano, já foram realizados 3,7 mil atendimentos.

Mais ações
Até a conclusão dos trâmites do processo seletivo e as contratações, o remanejamento de profissionais como médicos, enfermeiros e técnicos em Enfermagem para o PAP será intensificado pela Secretaria de Saúde. “Hoje, já contamos com profissionais que se deslocam de suas unidades para auxiliar no Pronto Atendimento Pediátrico. Diante do aval do Município, levaremos mais profissionais para o local”, argumentou a secretária.

Além disso, a Prefeitura articulou a descentralização dos atendimentos de crianças para mais locais. Com isso, a partir desta quarta-feira (27), o Cais Fragomeni seguirá recebendo exclusivamente crianças de todas as idades, o Cais Petrópolis passará a atender também crianças a partir dos oito anos com Síndrome Respiratória. “O objetivo é que, com esse apoio, consigamos desafogar o PAP até que a contratação de profissionais esteja concluída”, disse a secretária.

Consolidação do Hospital da Criança
O PAP foi implementado no Cais Fragomeni de forma temporária. Isso porque, no Hospital Municipal, são executadas as obras de construção do Hospital Dia da Criança, um espaço inteiramente adequado para atender as crianças. A entrega deverá acontecer nos próximos meses.