Campanhas de multivacinação e contra a poliomelite seguirão até 9 de setembro

Pais ou responsáveis se dirijam até as unidades com a caderneta de vacinação para que a situação das crianças e dos adolescentes seja avaliada

No último sábado (20), Passo Fundo realizou uma grande mobilização para vacinar crianças e adolescentes. Em 25 unidades de saúde, foram aplicadas vacinas correspondentes às campanhas de multivacinação e contra a poliomelite. O município também aproveitou a data e a abertura dos postos das 8h às 17h, sem intervalo ao meio-dia, para ampliar as coberturas contra a influenza e a covid-19.

Conforme registra a coordenadora de Vigilância em Saúde, Marisa Zanatta, a procura para a poliomelite, que busca proteger todas as crianças com até cinco anos, e para a multivacinação, que tem como objetivo a atualização da caderneta de crianças e adolescentes com até 15 anos, foi satisfatória. “Durante o sábado, mais de 1,3 mil doses da poliomelite e da multivacinação foram aplicadas. Nós chamamos os pais ou responsáveis para que buscassem a unidade de saúde mais próxima de sua casa para verificar a situação vacinal. Muitas crianças e adolescentes estavam com vacinas atrasadas e conseguimos regularizar”, enfatizou.

As campanhas nacionais de multivacinação e contra a poliomelite seguirão até o dia 9 de setembro. Em Passo Fundo, as mesmas 25 unidades de saúde que participaram do Dia D fazem as aplicações.

Marisa pontua que a vacinação é importante para a proteção individual e para evitar que doenças controladas voltem a ser espalhadas. “Por isso, pedimos que os pais ou responsáveis se dirijam até as unidades com a caderneta de vacinação para que a situação das crianças e dos adolescentes seja avaliada e para que recebam os imunizantes que estiverem faltando. No caso da poliomelite, todas as crianças com até cinco anos devem comparecer nos postos, já que a nossa meta é vacinar 95% deste público”, destacou.




Locais de vacinação
- Ambulatório de Especialidades
- Cais Hípica
- Cais Boqueirão
- Cais Vila Luíza
- ESF Adriana Lírio
- ESF São José
- ESF São Luiz Gonzaga
- ESF Adolfo Groth
- ESF Donária / Santa Marta
- ESF Mattos
- ESF Nenê Graeff
- ESF Jerônimo Coelho
- ESF Planaltina
- ESF São Cristóvão
- ESF Valinhos
- ESF Ricci
- ESF Zachia
- ESF Adirbal Corralo
- ESF Jaboticabal
- ESF Caic Edu Azambuja
- UBS Parque Farroupilha
- UBS Ivo Ferreira
- UBS Jardim América
- UBS Vila Nova / Santa Maria
- Central de Vacinas

Horários
UBS, ESF e Ambulatórios: das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30
Cais e Central de Vacinas: das 8h às 18h

Observação
Para a vacinação, é necessário apresentar caderneta de vacinação e documentos pessoais.