Passo Fundo Sorri: Prefeitura já fez mais de mil atendimentos com a unidade móvel de odontologia

Uma van do programa vai até os distritos do interior para levar consultas e serviços odontológicos, facilitando o acesso pela população

Nessa terça-feira (14), a van do programa Passo Fundo Sorri estacionou na unidade de saúde do distrito de Pulador. Durante toda a tarde, dentro do consultório móvel, foram atendidos adultos e crianças que estavam com os procedimentos previamente agendados.

Clarice dos Santos Rodrigues (39) levou a filha mais nova, Elisa (8) para consultar com o dentista. Ela conta que toda a família utiliza o serviço desde que a Prefeitura implementou a van e Pulador começou a receber o veículo. “Eu nasci aqui e sempre morei aqui. Moro a três quilômetros da unidade de saúde e achei ótimo o consultório móvel. Já fazia mais de quatro anos que não víamos o dentista, pois tínhamos que ir até a cidade. Eu venho, meu marido também e, agora, trouxe a pequena”, relata.

O programa Passo Fundo Sorri foi criado pelo Município no início do ano passado a fim de ampliar consideravelmente os atendimentos na área da odontologia. Entre as suas principais ações, conforme o prefeito, Pedro Almeida, está a descentralização dos serviços para o interior. “Nós verificamos a necessidade de que a população mais distante da cidade também tivesse mais facilidade para cuidar da saúde bucal de forma preventiva e pudesse ter encaminhamentos para tratamentos”, disse.

Em dezembro, a unidade móvel foi adquirida, totalmente equipada e começou a se deslocar com um profissional até as localidades de Bom Recreio, Bela Vista, Pulador, São Roque, São Valentim, Capinzal e Sede Independência, seguindo um cronograma mensal que observa a demanda. Desde então, muitas pessoas que não tinham acesso passaram a buscar os serviços. Na van, já foram efetuados mais de mil atendimentos.

Quem atende todos os pacientes é o cirurgião-dentista Douglas Matheus da Silva. Ele explica que a unidade móvel possui os equipamentos de um consultório comum e que, no espaço, são feitos todos os procedimentos básicos. “Aqui, fizemos o melhor possível. Oferecemos tratamentos como profilaxia, restaurações, extrações simples e aplicações de flúor. Os mais complexos encaminhamos para as unidades de saúde com os especialistas de cada área”, menciona.

O calendário de operação da van é de segunda a sexta-feira. Os atendimentos são feitos das 13h30 às 17h. Todos são previamente agendados pelas unidades de saúde dos distritos.

Para a secretária de Saúde, Cristine Pilati, a mobilidade dos serviços consolida um projeto da Prefeitura que possui a perspectiva de qualificar a saúde bucal. “Com o consultório móvel, atuamos na promoção e restauração da saúde bucal dos moradores do interior. Essa é mais uma ação dentro do Passo Fundo Sorri para assegurar atendimentos para quem precisa, em todos os locais do município. O Passo Fundo Sorri é, com certeza, uma grande ação pensada para atender integralmente a nossa população”, afirma.

Cronograma de junho

20 de junho – Bom Recreio

21 de junho – Capinzal

22 de junho – Bom Recreio

23 de junho – Sede Independência

27 de junho – Bela Vista

28 de junho – Pulador

29 de junho – Bom Recreio

30 de junho – São Valentim