Prefeitura realiza ação de bloqueio contra o mosquito transmissor da dengue

Medida tem como objetivo bloquear o Aedes aegypti adulto em locais com casos suspeitos ou confirmados

Conforme informações do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, mais de 100 municípios gaúchos já confirmaram casos autóctones de dengue em 2022. Ou seja, duas a cada dez cidades registraram transmissão local da doença causada pelo mosquito Aedes aegypti. Embora Passo Fundo não esteja nesta lista, contabilizando cinco casos importados, a Secretaria de Saúde tem intensificado as medidas de combate.

Nesta quarta-feira (13), uma ação de bloqueio foi realizada pela Prefeitura em quarteirões do Bairro Integração, onde um dos moradores tem um quadro considerado suspeito e aguarda o resultado do exame. O supervisor dos agentes de endemias, Bruno Dias, explicou que esse é um protocolo determinado pelo Estado. “Realizamos essa ação para bloquear os mosquitos adultos com um equipamento de pulverização e com a utilização de inseticida na residência desse morador, nas casas ao lado e num raio de duas quadras”, afirmou, enfatizando que o produto é seguro para as pessoas e para os animais domésticos.

As ações de bloqueio também já foram efetuadas em outros pontos da cidade, nos bairros Petrópolis e Boqueirão. Essa é estratégia de escolha imediata quando se torna necessário o combate ao vetor na forma adulta.

De acordo com a chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental, Ivânia Silvestrin, paralelamente ao bloqueio, os agentes de endemias continuam vistoriando residências e conversando com moradores sobre os cuidados com a eliminação de possíveis focos e criadouros. “A população deve ajudar estabelecendo o hábito de verificar o pátio das casas e acabando com a água parada. Piscinas devem receber limpeza regular e caixas d’água precisam permanecer tampadas. São ações simples e necessárias”, disse.

Ainda segundo Ivânia, o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti, Passo Fundo tem infestação de 1,3%: há focos em 1,3 a cada 100 casas visitadas. “Esse percentual é do levantamento realizado em janeiro, que já colocava o município em situação de alerta. Teremos uma nova análise no dia 18 de abril e há muito mais mosquitos adultos nesta época do ano. Então, a probabilidade é que aumente”, considerou, justificando que um surto é quando o índice é igual ou superior a 4%.

A dengue provoca sintomas como dores de cabeça e no corpo e mal estar. Ainda, pode apresentar manifestações como dor no fundo dos olhos e manchas avermelhadas na pele. É fundamental que qualquer suspeita seja notificada e comunicada imediatamente à Vigilância.

Foto: Michel Sanderi

Publicado em: Dengue

Atualizado em 14 de abril de 2022.