Dia D de vacinação contra a gripe será neste sábado

Ao todo, 27 salas de vacinação de Passo Fundo estarão mobilizadas das 8h às 17h, sem intervalo ao meio-dia


O Dia D de vacinação contra a gripe será neste sábado, 6 de maio. Ao todo, 27 salas de vacinação de Passo Fundo estarão mobilizadas das 8h às 17h, sem intervalo ao meio-dia. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal dos grupos prioritários.

Podem receber o reforço anual: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da Saúde; idosos com 60 anos ou mais; pessoas com deficiência; pessoas com comorbidades; gestantes; puérperas; trabalhadores da Educação; caminhoneiros; trabalhadores do Transporte Coletivo (motoristas e cobradores); povos indígenas; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; adolescentes em medidas socioeducativas; e população privada de liberdade.

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Marisa Zanatta, a meta da Campanha contra a Influenza é vacinar 90% destes grupos, que somam 89 mil pessoas em Passo Fundo. “É fundamental que as pessoas incluídas nestes grupos busquem uma das unidades para atualizar a vacinação”, afirma.

A população poderá se dirigir a uma das salas portando documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF e um comprovante que comprove o grupo prioritário que se encaixa.

Conforme Marisa, a vacinação contra a influenza permite, ao longo do respectivo ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários e, consequentemente, a sobrecarga sobre os serviços de saúde. “A vacinação é uma das medidas para proteger contra a doença, suas complicações e óbitos, além de contribuir com a redução da circulação viral entre a população, especialmente, entre os indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco”, pontua.

Seguindo uma Instrução Normativa (IN) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as vacinas influenza trivalentes que serão utilizadas nesta campanha apresentam três tipos de cepas de vírus em combinação: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B linhagem Victoria.

Grupos
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
- Trabalhadores da Saúde
- Idosos com 60 anos ou mais
- Pessoas com deficiência
- Pessoas com comorbidades
- Gestantes
- Puérperas
- Trabalhadores da Educação
- Povos indígenas
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de transporte coletivo (motoristas e cobradores)
- Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento
- Profissionais das Forças Armadas
- Adolescentes em medidas socioeducativas
- População privada de liberdade


Locais
- Central de Vacinas
- Ambulatório de Especialidades
- Cais Petrópolis
- Cais Hípica
- Cais Boqueirão
- Cais Vila Luíza
- Cais São Cristóvão
- ESF Adriana Lírio
- ESF São José
- ESF São Luiz Gonzaga
- ESF Adolfo Groth
- ESF Donária / Santa Marta
- ESF Mattos
- ESF Nenê Graeff
- ESF Jerônimo Coelho
- ESF Planaltina
- ESF São Cristóvão
- ESF Valinhos
- ESF Ricci
- ESF Zachia
- ESF Adirbal Corralo
- ESF Jaboticabal
- ESF Caic Edu Azambuja
- UBS Parque Farroupilha
- UBS Ivo Ferreira
- UBS Jardim América
- UBS Vila Nova / Santa Maria