Com a farmácia móvel, prefeitura facilita o acesso a medicamentos

O programa Farmácia Mais Perto atende as comunidades em que as unidades de saúde não possuem a unidade interna, nos bairros e no interior

Na manhã desta sexta-feira (10), Marinês Tariga, de 31 anos, buscou a unidade de saúde do Bairro Jardim América para uma consulta. Após passar pelo atendimento médico, ela, que apresenta sintomas gripais, já saiu do local com todos os medicamentos indicados. A unidade não possui farmácia, mas conta com a Farmácia Móvel em dias específicos, facilitando o acesso da comunidade à lista básica disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“É mais cômodo para todo mundo, principalmente, para os idosos e para quem não pode se deslocar. A gente sai da consulta e já pode pegar os remédios”, disse Marinês enquanto aguardava a entrega dos medicamentos.

O programa Farmácia Mais Perto foi implementado pela Prefeitura em 2014. Uma van vai até as unidades de saúde dos bairros que não contam com a farmácia interna, seguindo um cronograma que também atende a população do interior. O calendário é de segunda a sexta-feira e abrange dois locais por dia, um no turno da manhã e outro no turno da tarde. O objetivo é facilitar a aquisição dos medicamentos, além de orientar o uso correto.

Conforme o secretário adjunto de Saúde, Luís Schneiders, a comunidade pode conferir os locais por onde a van passará de forma prévia. “O calendário mensal é variável e sempre divulgado na metade do mês atual com os atendimentos do mês subsequente. Ele fica disponível em todas as unidades de saúde para ser verificado pelas pessoas. Todos os medicamentos disponíveis na Farmácia Central também estão na Mais Perto”, afirma, enfatizando que o paciente precisa portar o cartão SUS e receita válida para fazer a retirada.

O cronograma também será divulgado, em breve, no site da Prefeitura (www.passofundo.rs.gov.br). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316-1000.

Cronograma dos próximos dias

Manhã: SANTO ANTÔNIO DA PEDREIRA