Prefeitura apoiará 9ª edição do Acampamento da Criança com Diabetes

Evento ocorre entre os dias 10 e 13 de novembro, na Universidade de Passo Fundo. Iniciativa conta com organização dos cursos de Medicina e Enfermagem da UPF, HSVP e clubes de Lions

Um espaço para aprendizagem, convivência, formação de vínculos e troca de experiências sobre o manejo e o cuidado com o diabetes na infância e adolescência. A 9ª edição do Acampamento da Criança com Diabetes, que neste ano ocorre entre os dias 11 e 13 de novembro, no campus da Universidade de Passo Fundo (UPF), vai contar com o apoio logístico da Prefeitura de Passo Fundo. A confirmação da parceria entre o Município e as entidades e instituições organizadoras do evento foi dada pelo prefeito, Pedro Almeida, durante reunião nesta terça-feira (01).

De acordo com Pedro, a Administração Municipal está trabalhando em diferentes frentes para garantir a realização de projetos e programas que priorizem e beneficiem a saúde e a educação das crianças e adolescentes. “Nossos programas educacionais estão servindo de exemplo para outros municípios. Estruturamos o Centro Pós-Covid de Combate à Desigualdade Educacional e interligamos ações de saúde e educação, assegurando mais qualidade de vida para nossos alunos da rede municipal de ensino. Também estamos ampliando o número de médicos pediatras e, em breve, vamos entregar para a comunidade o Hospital Dia da Criança, que vai qualificar muito o atendimento oferecido”, comentou o prefeito, reforçando o compromisso com ações promovidas pela sociedade que tenham este público como prioridade. “O Acampamento da Criança com Diabetes já é uma tradição em Passo Fundo”.

Ainda conforme o chefe do Executivo, a Prefeitura, nesta edição, dará apoio logístico para os participantes do Acampamento. Com oficinas e atividades sendo realizadas em diferentes espaços do campus I da UPF, as crianças e suas famílias terão acesso facilitado aos prédios por meio da adesão do Município ao Acampamento. “Vamos seguir dialogando com a organização do evento para construirmos, em 2023, uma grande edição comemorativa do projeto, que é tão importante às crianças com diabetes”, afirmou Pedro.

A médica Mirian Tombini, que é uma das incentivadoras e idealizadoras desde a primeira edição do Acampamento, destaca a importância do evento para a socialização das crianças com diabetes. “Muitas vezes, elas não encontram espaço para descobrir como lidar a doença na escola ou até mesmo em casa. O Acampamento é uma maneira de tornar o processo de educação sobre o problema, algo mais divertido e lúdico”, explicou.

Durante os dias do Acampamento, as crianças e suas famílias são acompanhadas e assessoradas por estudantes bolsistas e extensionistas da UPF, sob a coordenação dos professores dos cursos de Medicina e Enfermagem da instituição, Tiago Fritz e Fernanda Ceolin Teló, respectivamente. Para Fernanda, a atividade é um momento importante de reforçar às crianças e familiares que é possível ter qualidade de vida e conviver de forma saudável com a doença. “Nesta edição, devemos receber cerca de 44 crianças e seus pais e responsáveis. Em função da pandemia, estamos nos reorganizando, mas o objetivo do Acampamento é sempre estimular um debate e uma atenção especial às crianças com diabetes”, observou.

O secretário Adjunto de Saúde, Luís Schneider, aproveitou o encontro para reforçar as ações em saúde que estão sendo realizadas pelo Município e salientar que é possível ampliar as atividades de promoção e prevenção ao diabetes, principalmente na infância e adolescência.