Prefeitura intensifica medidas de combate à dengue

Com aproximadamente 300 casos confirmados da doença, Município pede a colaboração da comunidade para a limpeza das residências e a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti

A Prefeitura de Passo Fundo intensificou o combate à dengue com uma série de medidas de prevenção que buscam, sobretudo, a eliminação de possíveis criadouros e a conscientização da população. O município registra aproximadamente 300 casos positivos da doença.

Conforme o secretário de Saúde, João Pedro Nunes, são várias frentes de trabalho, como ações de bloqueio com inseticida em áreas com pessoas infectadas, disponibilização de recursos para que a comunidade faça o descarte correto de resíduos e campanhas informativas, além do trabalho diário realizado pelos agentes de endemias. “O combate à dengue é feito há bastante tempo na cidade e foi reforçado devido ao aumento de casos que está acontecendo no país e também ocorre em Passo Fundo. Pedimos a colaboração das pessoas para que sigam as orientações e façam a limpeza de suas casas, evitando água parada”, afirma.

Limpeza e conscientização
Ao longo de todo o ano de 2022, foram registrados 41 casos de dengue na cidade. O grande número de confirmações no primeiro quadrimestre de 2023 tem como principal razão o relaxamento das medidas de prevenção.

Conforme a chefe do núcleo de Vigilância Ambiental, é importante que a comunidade participe efetivamente do combate ao Aedes aegypti. “Precisamos trabalhar para mudar o comportamento das pessoas em relação à água parada e ao descarte de lixo. Se cada um fizer a sua parte, conseguiremos mudar o cenário do município e frear a elevação dos casos. A população deve ajudar estabelecendo o hábito de verificar o pátio das casas e acabando com a água parada. Virar os pratinhos de plantas, manter a limpeza de piscinas, as caixas de água tampadas e eliminar os objetos que estejam acumulando água são ações simples e necessárias”, considera Ivânia.

A Prefeitura está realizando campanhas informativas com orientações para a população. Ainda, disponibilizando contêineres em pontos específicos da cidade para que os moradores possam fazer o descarte adequado de resíduos, evitando o acúmulo de lixo nos pátios.

Pulverização
A Prefeitura também está trabalhando no bloqueio do mosquito com a pulverização em áreas que tiveram casos confirmados, como nos bairros Lucas Araújo, Vila Luíza, Petrópolis e Annes. O supervisor dos agentes de endemias, Bruno Dias, explica que essa é uma estratégia imediata quando se torna necessário o combate ao vetor na forma adulta. “Realizamos essa ação para bloquear os mosquitos adultos com um equipamento de pulverização e com a utilização de inseticida na residência dos moradores que tiveram a doença confirmada, nas casas ao lado e num raio que compreende o quarteirão e na frente dos outros quarteirões”, afirma, enfatizando que o produto é seguro para as pessoas e para os animais domésticos.

Onde procurar atendimento
A dengue provoca sintomas como febre, dores de cabeça e no corpo, mal-estar, dor no fundo dos olhos e manchas avermelhadas na pele. É uma doença que pode matar e, portanto, exige a atenção de toda a população.

Pessoas com suspeita e sinais clínicos da doença devem buscar atendimento nas unidades de saúde. Casos graves são atendidos no Hospital Municipal, Hospital de Clínicas e Hospital São Vicente de Paulo.